segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Video Temporário: Entrevista com Darcus Howe



Quem é Darcus Howe? É Jornalista, ativista e acima de tudo um imigrante negro que vive há várias décadas em Londres e vê seus filhos sendo humilhados periodicamente pela polícia. A entrevista da BBC foi pega de surpresa ao tentar tratar dos distúrbios sociais na Inglaterra e teve que se livrar de algum modo do entrevistado. A rede de TV e rádio, considerada uma das melhores do mundo, fez nesse instante o papel do "Establishment" ao tratar desse assunto interno. Portou-se de forma infantil e hipócrita frente à sabedoria de um indignado.

Aqui vai nosso apreço pela atitude da TV Cultura - que até bem pouco tempo atrás parecia estar totalmente controlada por força política conservadora - em abrir esse tema e ainda por cima, debatê-lo.

Obs.: Após esse episódio a BBC veio a se desculpar oficialmente pelo trato a Darcus.

6 comentários:

Anônimo disse...

Este cidadão inglês foi desrespeitado por este jornal infeliz. Ele falou a realidade, a mídia quer mostrar que os jovens são desordeiros e criminosos, quando na verdade é o oposto, e Mr.Howe mostrou parte disso, valeu Darcus Howe!

Anônimo disse...

incrível. o sr. entrevistado resumiu com suas palavras exatamente o problema, em londres, naquele momento, bem como o que ocorre em vários países. quando acontecerá uma insurgência civil contra a corrupção no Brasil?

SR. IND disse...

Um amigo falou-me do vídeo ontem, se não me engano, realmente muito bom. E sem duvidas as mudanças estão vindo e muito mais rápido do que poderíamos imaginar!

Melissa Soares disse...

Exercer o jornalismo é um grande sonho, mas eu confesso que essas tristes situações me desanima muito, quando o dever do jornalista é defender o direito do cidadão, seje ele de cor ou não, ele o desrespeita-o, inacreditavel mesmo, sendo assim, bela atitude da tv cultura em abrir esse tema e debatê-lo. E Bob Marley ainda citou: "Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, ainda haverá guerra."

Anônimo disse...

Sem palavras, realmente sem palavras, esse senhor tem uma visão muito mais ampla do que esses ocidentais(representado pela reporter da BBC, virei fão desse cara, e nunca vou esquecer desse video

Otto disse...

Na verdade, o entrevistado que resume com bastante sabedoria o que vem se passando em vários lugares do mundo é o ativista político Darcus Howe, um defensor dos direitos da população negra, escritor, jornalista e apresentador de um programa de radio. Nos anos 70 e 80 militou a favor da igualdade racial através de grupos como os Panteras negras britânicos e foi editor da revista Race Today.