sexta-feira, 8 de abril de 2011

Cortina de Fumaça (2010)




(Brasil, 2010, 88 min - Direção Rodrigo Mac Niven)

Imperdível!!!!
Um filme que todos os legisladores, todos os policiais, todos os juízes, todos os médicos, todos os jornalistas e toda a sociedade deveriam assistir.


Sinopse dos produtores:

Um documentário ousado sobre um tema polêmico que interessa a todos e que precisa ser debatido de forma honesta; a política de drogas no Brasil e no mundo, baseada na proibição de determinadas práticas relacionadas a algumas substâncias, precisa ser repensada porque muitas de suas conseqüências diretas, como a violência e a corrupção por exemplo, atingiram níveis inaceitáveis.

“O modelo atual de política de repressão às drogas está firmemente arraigado em preconceitos, temores e visões ideológicas. O tema se transformou em um tabu que inibe o debate público por sua identificação com o crime, bloqueia a informação e confina os consumidores de drogas em círculos fechados, onde se tornam ainda mais vulneráveis à ação do crime organizado”. Relatório da Comissão Latino-Americana sobre Drogas e Democracia (2009).

O documentário traz informação fundamentada para o grande público através de depoimentos nacionais e internacionais. Além do Brasil, o diretor Rodrigo Mac Niven gravou na Inglaterra, Espanha, Holanda, Suíça, Argentina e Estados Unidos; visitou feiras e congressos internacionais, hospitais, prisões e instituições para conversar com médicos, neurocientistas, psiquiatras, policiais, advogados, juízes de direito, pesquisadores e representantes de movimentos civis.

Site Oficial


Veja também os documentários que tratam do assunto: The Union: The Business Behind Getting High e Grass

8 comentários:

Pescou, Ouviu, Gostou disse...

Obrigado pela lembrança...

venho mais uma vez indicando um documentario que vi hoje sobre são luis maranhão, o estado que mais consome musica jamaicana no brasil!

A Jamaica Brasileira:
http://www.youtube.com/watch?v=jCljnC18H9g&feature=player_embedded

Felipe disse...

Grande filme!! Será exibido na UFF (Campus de Comunicação Social - IACS) seguido de discussões sobre a legalização da cannabis na Faculdade de Direito e no Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, como parte das comemorações da Semana Verde,idealizada pelo movimento Marcha da Maconha Brasil. Quem tiver por Niterói, é a boa! Abraços!

Hugo Cordeiro disse...

Pecou apenas em terminar o filme com uma mensagem do Kennedy.Nem tudo é perfeito!
Boa postagem.
Amigo, não sei se vc já viu, mas tem um doc chamado "Inside Hamas" muito interessante por sinal!
Abraço

Anônimo disse...

Mermão!!! Obrigado pelas horas que deve passar em frente ao computer em busca de conteúdo pra postar aqui. Estou muito contente em ter encontrado seu blog! Vou começar a devorá-lo... rs A gente vai se falando. Um abraço!!!!

magumma disse...

Caros, achei o doc duca! Tem que divulgar. Infelizmente o material foi meio que mal encodado, tá muito fora de proporção LxA. Não que isso prejudique o entendimento, de jeito nenhum. Mas um doc assim dá mais gosto de ver como foi feito, em widescreen.

Então baixei o arquivo postado aqui e tomei a liberdade de reencodar na proporção correta, em formato mais amigável (xvid-mp3) pra rolar bem também em máquinas menos privilegiadas. Postei no MU:

http://www.megaupload.com/?d=OLXQSQ83

Se interessar caso, divulguem pra galera como opção, falou?

Só um detalhe: o arquivo ficou com 700MB, o dobro do original mas normal pra um filme com essa duração e formato. É o preço.

Tudebom proceis.

Anônimo disse...

Valeu Magumma, tava esperando por um link direto, tem um debate sobre a legalização feito pela Folha de São Paulo que também é muito interessante.

Henrique Mariano disse...

não entendo como o documentário "Nas Terras do Bem-Virá" não está aqui classificado como Imperdível. Aquele doc é um alerta sobre os malefícios dos latifúndios que todo brasileiro deveria conhecer.

Aline Henning disse...

Eu voto para o melhor documentário que eu já cheguei a ver, muito bom mesmo. Pontos polêmicos esclarecidos por pessoas importantes, nomeadas, questões concretas da verdade sobre a psicodelia e a conspiração que faz uma cortina de fumaça para não vermos a realidade. Muito bom, recomendo!