segunda-feira, 30 de março de 2009

Slacker Uprising (2007) - A Revolta dos Preguiçosos

(EUA, 2007, 97 min. - Direção Michael Moore)

Slacker Uprising foi a gravação da turnê de Michael Moore contra Bush nas eleições de 2004.
A turnê inscreveu milhares e milhares de "preguiçosos" para votar e foi uma demonstração pública de descontentamento da política de guerra de Bush.
O documentário também critica abertamente o papel propagandístico da mídia norte-americana, ao esconder a verdade e disseminar o terror.
Apesar do fracasso da tentativa de se evitar o segundo mandato de Bush, não se pode dizer que o movimento não teve sucesso, pelo contrário, inspira o ativismo político e a participação popular.
Nessa eleição, houve um recorde histórico da participação dos jovens e estes, em sua maioria votaram em John Kerry.
(Sinopse original do docverdade)

Torrent - Legendas pt-br - subtítulos spa

Rapidshare: parte1 - parte2 - parte3 - parte4 - parte 5 (juntar todas as partes usando o winrar)

quinta-feira, 26 de março de 2009

Good Copy Bad Copy (2007)

(Dinamarca, 2007, 59min. – Direção: Andreas Johnsen, Ralf Christensen, Henrik Moltke)

O atual sistema de compartilhamento de arquivos entre usuários da Internet, como torrent, por exemplo, está sendo uma grande revolução cultural, só comparada à criação das bibliotecas públicas, há 150 anos atrás. “Pode-se ter toda a sabedoria do mundo na ponta dos dedos.”

A Constituição norte-americana defendeu a propriedade privada, há mais de 200 anos atrás, sob o argumento de que se um trabalho criativo é copiado sem pagar os devidos direitos ao autor, inibiria as pessoas de criarem e, portanto, não haveria progresso para o país.
Mas o que vemos hoje é justamente o contrário, os direito autorais impedem a criação de muitas das coisas que, apesar de derivadas, estão em contextos diferentes. Na visão de muitos o “copyright” visa basicamente o lucro. “Hoje o maior competidor das grandes indústrias é a sociedade”.

Diante disso, alguns criadores utilizam-se dos conceitos como “Creative Commons” , que dão liberdade para o cidadão comum utilizar a obra sem pagar por ela.
Saiba da experiência do “Tecno brega" em Belém do Pará, que serve como modelo para o mundo. Conheça os suecos criadores do Pirate bay, sobre o partido local a favor da pirataria, e todo o movimento no mundo, que não para de crescer, contra o “copyright”.
(Sinopse original do docverdade)

Trailer - Torrent - Legendas pt-br - Todavía sin subtitulos spa
Rapidshare: parte1 - parte2 - parte3
Megaupload

segunda-feira, 23 de março de 2009

911 - Loose Change (2006 / 2007)

(EUA, 2007 - Direção:Dylan Avery)

O documentário que mostra, através de provas contundentes, que o ataque ao WTC não foi planejado por Osama Bin Laden, mas sim pelo serviço secreto estadunidense. Para isso, o filme se baseia em vários documentos oficiais dos EUA, análises de especialistas e testemunhos.
"Teoria da Conspiração. Não, se você consegue prová-la!" Postamos a segunda edição e a edição final. Vale a pena ver as duas, pois elas se complementam. A segunda por exemplo, mostra várias das missões de sabotagem dos EUA em outros países, coisa que o Final Cut não mostra.

Você vai se aterrorizar!
Este documentário foi baixado literalmente milhões de vezes.
(Sinopse original do docverdade)

Loose Change 2nd Edition:



(82 min.)Imperdível! É mais curto e mais dinâmico que a última versão.
Google video
- Baixar via Torrent - Legendas pt-br


Loose Change Final Cut:
(130 min.) Muito bom! Mas melhor ter assistido ao "2nd Edition" antes.
Torrent
Rapidshare: 1 2 3 4 5 6 7 8
Legendas pt-br

O ABC da greve (1990)

(Brasil, 1990, 85min. - Direção: Leon Hirszman)

Trata-se da produção em cima do material deixado por Leon Hirszman, o mesmo diretor do filme "Eles não usam blacktie", que mostra o movimento grevista de 1978 de 150 mil metalúrgicos do ABC em plena ditadura militar.

Parece aqueles filmes que mostram uma república das bananas totalitária na Africa, América Latina ou Ásia. Mas era o Brasil, gravado naquele momento.
Serve como modelo de estratégia, organização, determinação e coragem para qualquer sociedade explorada, que luta contra o poder e a mídia. É um manual de como se fazer greve.
Imperdível.
(Sinopse original do docverdade)


Torrent + Subtit. fr spa en

quinta-feira, 19 de março de 2009

O Povo Brasileiro - Darcy Ribeiro (2000)




(Brasil, 2000, 10 documentários de cerca de 30 min - Direção: Iza Ferraz)

Baseado no livro de mesmo nome, e usando muitas das imagens gravadas por Darcy Ribeiro - uma das cabeças mais brilhantes do Mundo e que tanto lutou por um Brasil melhor - fez um grande estudo sobre a formação do povo brasileiro.

Esta série de 10 documentários, pode parecer que foge um pouco do objetivo social desse blog... mas não.
Esse documentário é uma forma de ver a beleza dos principais povos que formaram a nação brasileira, e é um grande contraponto a muitas visões preconceituosas que ainda imperam no país, principalmente em relação ao índio e ao negro. Mostra também as raízes da desigualdade social que vivemos até hoje.
(Sinopse original do docverdade)

Link do canal Youtube com os 10 documentários divididos por tópicos.

Torrent dos 10 capítulos + subtitulos en fr spa

quarta-feira, 18 de março de 2009

SICKO (2007)



DOENTE - SICKO (2007) LEGENDADO PT from MDDVTM TV1 on Vimeo.

(EUA, 2007) Dirigido, escrito e estrelado por Michael Moore.

Divertido, envolvente, irônico e crítico, do mesmo diretor de “Tiros em Columbine”, “Fahrenheit 11 de setembro”, “Roger & Me”, “Tv Nation” e “The Awful Truth”.
O documentário trata dos planos de saúde dos Estados Unidos, da visão de lucro dessas grandes empresas e da falta de ética e humanidade com seus pacientes.
Faz uma comparação humilhante entre o sistema norte-americano e o do Canadá, França, Reino Unido e finalmente Cuba.
(Sinopse original do docverdade)


Torrent - Legendas pt-br - Subtítulos spa

Arquitetura da Destruição - Architektur des Untergangs (1992)




(Suécia, 1992, 114min.– Direção: Peter Cohen)
Um dos melhores documentários sobre o Nazismo, “Arquitetura da Destruição” trata do uso da arte, como instrumento de “purificação” da Alemanha, seguindo a ótica estética e megalomaníaca de Hitler, obcecado pelas civilizações gregas e romanas.
Usa-se o discurso "Na natureza, tudo o que não é adequado perece" através de filmagens para convencer que deficientes físicos e judeus, eram aberrações - já anunciando o extermínio que viria nos anos seguintes.

Vale a pena assisti-lo principalmente para entender que as aspirações de poder não tem limite. E que em qualquer época, o povo está sujeito a uma propaganda “formadora de opinião” para que alguma idéia absurda seja aceita, mesmo que essa idéia seja acabar com os outros povos.
(Sinopse original do docverdade)

Torrent - Legendas Pt-br - Subtítulos spa

Baixar pelo 4share: parte1 - parte2 - parte3 - parte4 - parte5 - parte6 - parte7

terça-feira, 17 de março de 2009

Surplus (2003)

(Suécia, 2003, 52 min. - Direção: Erik Gandini)

Você sabia que apenas 20% da população mundial consome 80% dos recursos do planta? Surplus é bastante diferente dos documentários tradicionais, é quase um videoclip. Trata do consumismo e da globalização e também dos movimentos sociais europeus que aconteceram nas reuniões do G8 e o conflito com as forças policiais.
(Sinopse original do docverdade)

Baixar via torrent - Legendas pt-br - Subtítulos spa

Baixar via Rapidshare: Parte1 - parte2 - parte3 - parte4 - parte5 - parte6

segunda-feira, 16 de março de 2009

Encontro com Milton Santos ou: O Mundo Global visto do lado de cá (2006)





(Brasil, 2006, 89 min - Direção: Silvio Tendler)

Documentário brilhante
feito a partir de uma entrevista  com Milton Santos, um dos maiores pensadores mundiais, poucos meses antes de sua morte. Mostra os bastidores e consequências da Globalização no Brasil, na América Latina e no Mundo.
Debate-se os movimentos sociais, na luta contra o liberalismo, que venceram o poder da corrupção.
Propõe novas maneiras inspiradoras de se combater a informação deturpada da mídia, mostrando atitudes que tiveram êxito.
Participações de grandes pensadores como José Saramago e Eduardo Galeano.
Se você é um idealista, recomendamos esse filme!
(Sinopse original do docverdade)


Baixar em Torrent


sábado, 14 de março de 2009

Fim dos subúrbios - End of suburbia (2006)


(EUA, 2006, 78min – Direção: Gregory Greene)

Após a II Guerra o sonho americano seguia no caminho na promessa de conforto, espaço e ar puro dos subúrbios. E esse ideal suburbano foi massificado e a população dos subúrbios ficou gigantesca desde então.

Mas as questões de sustentabilidade começaram a surgir, juntamente com o esgotamento das reservas de petróleo, que já passam, agora, do pico produtivo. Então, diante desse panorama, como sustentar este estilo de vida?
(Sinopse original do docverdade)

Trailer
- Torrent e legendas pt-br -
Subtítulos español (spa)


Rapidshare: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

quinta-feira, 12 de março de 2009

A Carne é fraca

(Brasil, 50min, Produzido por Inst. Nina Rosa)

Apesar da capa ser grotesca, o vídeo é singelo, vale muito a pena conferir.

Pra quilo de carne produzida são necessários mais de 15.000 litros de água. A produção de carne é principal poluidora de água nas regiões rurais.
Os métodos de criação são cruéis e insalubres e se utilizam de hormônios, antibióticos e agrotóxicos que afetam a saúde humana.

A pecuária brasileira foi responsável pelo desmatamento da Mata Atlântica, das matas nordestinas em quase sua totalidade e que do atual desmatamento da Amazônia.

A pecuária hoje é responsável pela maior parte da degradação ambiental hoje no Brasil e só é um negócio lucrativo por não se levar em conta os prejuízos internalizados pelo meio-ambiente e para a sociedade. A pecuária brasileira é um modelo que gera desemprego, que estimula a concentração de terra e poder.

Criou-se o mito que sem carne não há proteína. O documentário desfaz com a mentira, mostrando que o arroz, que é um dos cereais com menos proteínas, possui a quantidade necessária diária para a saúde humana.
(Sinopse original do docverdade)

Rapidshare (juntar usando o winrar): parte1 - parte2 - parte3 - parte4

Youtube: Parte1 - parte2

Torrent
- Subtítulos Español (spa)

quarta-feira, 11 de março de 2009

Iraque à Venda: Os lucros da Guerra - Iraq for Sale (2006)

(EUA, 2006, 75min – Direção: Robert Greenwald)

A guerra como uma banca de negócios, “Iraq for sale” é um dos filmes de produção independente e de distribuição gratuita. Serve para mostrar quem são as empresas que promovem e lucram com o nefasto acontecimento da guerra. Dentre as empresas, há um especial destaque à Halliburton, do vice-presidente de Bush, Dick Cheney. Desde um tanque, até a roupa lavada, todos os serviços da guerra foram privatizados. Não chega a ser tão bom quanto “Why we fight” da BBC, nem tão bom quanto “Fahrenheit 911” de Michael Moore, mas agrega um pouco mais de conhecimento sobre o assunto.
(Sinopse original do docverdade)

Megaupload

Download Torrent - Subtítulos spa - Legendas pt-br

domingo, 8 de março de 2009

BBC - O Nascimento de Israel - BBC The Birth of Israel (2008)

(Reino unido, 2008, 58min – Procução: BBC)

"A conquista da aldeia foi conduzida com grande brutalidade. Famílias inteiras - mulheres, pessoas idosas, crianças - foram mortas e pilhas de corpos se acumularam. Alguns dos prisioneiros levados aos lugares de detenção, incluindo mulheres e crianças, foram brutalmente assassinados pelos guardas. Entre os prisioneiros estava uma jovem mãe e o bebê. Os guardas mataram o bebê na frente da mãe e depois que ela desmaiou, também a mataram." (relatório de militar israelense sobre a invasão israelita em uma aldeia palestina, 12 de abril de 1948).

Israel se estabeleceu no território palestino graças à vários fatores, dentre eles a ocupação inglesa na Palestina, o Holocausto, a pressão norte-americana sobre a ONU. As incursões israelenses de enorme violência ainda perduram, graças ao poder econômico que se aliou ao poder das armas. Para os palestinos, expulsos de suas casas e aldeias até os dias atuais, a Guerra de Independência de Israel ainda é conhecida como "A Catástrofe". As raízes desse conflito são determinantes para entendermos que nunca haverá paz na região, enquanto não forem resolvidas as atrocidades e injustiças cometidas há 60 anos atrás.
(Sinopse original do docverdade)

Legenda pt-br - Legenda pt-por Torrent do Filme

sábado, 7 de março de 2009

Onde diabos está Osama Bin Laden - Where In The World Is Osama Bin Laden? (2008)

(EUA, 2008, 90min. - Direção: Morgan Spurlock)

Do mesmo diretor de "Super size me (a Dieta do Palhaço)", desta vez o filme conta com um orçamento bem maior. Sobre o pretexto de ter que desvendar onde está Osama Bin Laden para que o planeta se torne mais seguro para o seu filho que vinha a nascer, Morgan Spurlock visita Egito, Marrocos, Israel, Palestina, Jordânia, Arábia Saudita, Afeganistão, e Pakistão, e junta relatos das pessoas sobre o sentimento anti-americano, sobre o islamismo, sobre a "Guerra contra o terror" e a ocupação da Palestina por Israel.
O documentário está longe de ser tão bom quanto o primeiro deste diretor, mas mostra a simpatia do povo muçulmano e possui belos retratos principalmente no final e nos créditos.
(Sinopse original do docverdade)

Trailer - Torrent - Legendas pt-br - Subtítulos spa

quinta-feira, 5 de março de 2009

Tiros em Columbine - Bowling for Columbine (2002)

(EUA,2002,120 min. - Michael Moore)

Premiado em Cannes e vencedor do Oscar de melhor documentário, causador de uma das maiores polêmicas nos EUA (assim como seus filmes seguintes, Fahrenheit 11 de setembro, Sicko e Slacker Uprising).
O documentário tem o ponto de partida no Instituto Columbine, escola onde dois estudantes massacraram 14 de seus colegas e daí segue analisando a sociedade estadunidense, que prega que a “segurança está nas armas”, mostrando quão fácil é obter uma arma de fogo nos EUA e quão banal esse assunto é levado na vida dos norte-americanos.
Mostra as possíveis causas da violência urbana americana e compara com a de outros países.
(Sinopse original do docverdade)
Torrent - Legendas - Subtítulos spa
ou
Rapidshare (filme e legendas): parte1 - parte2 - parte3 - parte4

Argentina Latente (2006)

(Argentina, França, Espanha, 2007, Diretor – Fernando Solanas)

O filme é a sequência do documentário premiado em Berlim, “Memória del saqueo” e trata também sobre a crise argentina que assolou sua população, só que desta vez, não se fixa somente nas causas dela, mas busca propor soluções para que se recupere a economia e sociedade.
Segue um pouco a linha do documentário canadense “The Take”, mas mostra de uma maneira mais global as iniciativas dos trabalhadores argentinos.
(Sinopse original do docverdade)

Torrent Piratebay ou Torrent reactor - Legendas

quarta-feira, 4 de março de 2009

The Money Masters - Os Mestres do Dinheiro(1996)

(EUA. 1996, 210min. - William T. Still)
Comentários (fonte desconhecida): A história de como os Bancos Privados se tornaram a mais poderosa e infame dominação do mundo.

Aborda o papel dos bancos na história e atualmente. Vindo desde a criação das primeiras Casas de Moeda na antiga Roma até hoje em dia. Como os bancos controlam as nações, impelindo-as as guerras e escravidão do povo através de dívidas e juros para pagá-las.

O que as principais guerras na Europa e resto do mundo, desde Napoleão a Segunda Guerra Mundial tem em comum?

Tudo isso é abordado exaustivamente num documentário mais do que completo sobre a milenar história da nossa escravidão pelo sistema monetário dos banqueiros.

Torrent(mononova) - Legendas em Inglês

Legendas pt-por Parte 1 - Parte 2

terça-feira, 3 de março de 2009

Enron: Os Mais Espertos da Sala - Enron: The Smartest Guys in the Room (2005)

(EUA, 2005, 109min. - Direção: Alex Gibney)

Mostra como a Enron, poderosa companhia de energia, mascarava seus prejuízos no sistema “market-to-market”, elevando o preço de suas ações, enquanto seus diretores vendiam as suas. Mostra também a relação estreita que a família Bush tinha com o fundador da corporação. Daí a facilidade de desregulamentar as leis de concessão de energia elétrica, “a beleza do livre comércio”.

Nesse documentário o neoliberalismo expõe sua verdadeira e cruel face em gravações de funcionários da Enron comandando cortes generalizados de energia elétrica (apagões) para assim elevar seu preço, fazendo o estado da Califórnia ter prejuízos bilionários.

O caso Enron foi uma das maiores fraudes financeiras da história dos EUA, que resultou na prisão de várias pessoas.
(Sinopse original do docverdade)

Torrent e Legendas ruins - Legendas pt-br melhores - Subtítulos spa

Megaupload
Agradecimentos a Gabriel Miranda

O Wal-Mart: O Custo Alto do Preço Baixo - Wal-Mart: The High Cost of Low Price (2005 )


(EUA, 2005, 95min. - Direção: Robert Greenwald)

O documentário mostra de que forma o Wall-Mart destrói o comércio local vendendo produtos fabricados com exploração de mão-de-obra na China. Conta com relatos pessoais de comerciantes que tiveram que fechar suas lojas devido a concorrência desleal.

O filme mostra centro de cidades que se tornaram fantasmas por ter todo o seu comércio fechado, e há também relatos dos próprios vendedores e trabalhadores do Wall-Mart, que devido ao baixíssimo salário, são obrigados a depender de ajuda governamental para sobreviver.
(Sinopse original do docverdade)

Torrent e legendas


Fahrenheit 11 de Setembro - Fahrenheit 911 (2004)



(EUA, 2004,116min. – Direção Michael Moore)

Qual a relação da família Bin Laden com a família Bush, que durou mais de 30 anos? Por que a guerra do Iraque aconteceu? Que outras mentiras há por trás do circo instalado pelos americanos no Oriente Médio e na sensação de terror martelada diariamente pela mídia?

Fahrenheit é um filme irônico, divertido e, ao mesmo tempo, sério e crítico, ganhou Palma de Ouro em Cannes e se tornou um dos documentários mais assistidos no mundo... e uma das maiores pedras no sapato de Bush.
(Sinopse original do docverdade)

Legendas pt-br - Subtítulos spa
 Torrent(torrent reactor)

Torrent e Legenda Pelo EasyShare

segunda-feira, 2 de março de 2009

A Revolução não será televisionada - The Revolution will not be televised (2002)



A Revolução não será televisionada from Juan Hernandes on Vimeo.
(Irlanda, 2002, 74min – Direção: Kim Bartley e Donacha O'Briain)
Imperdível!
Hugo Chavez é mesmo um louco, um vilão, um ditador, um anti-cristo? Que interesses tem a mídia de que ele seja considerado assim?

Imperdível, o documentário mostra como foi a tentativa de golpe na Venezuela em 2002, através da mídia televisiva e de segmentos conservadores.

Durante as filmagens do 11 de abril, data importante na Venezuela, 2 jornalistas da RTE (televisão estatal irlandesa) se deparam com o que seria o primeiro golpe de estado do século XXI. Então o foco das filmagens muda completamente, e eles passam a mostrar os eventos de uma tentativa de derrubada de um governo, democraticamente eleito, por contrariar interesses da elite dominante, dos EUA e das corporações do petróleo. Mostra também a reação da população frente a esse golpe que, inconformada, luta para ter seu presidente de volta.

É uma perspectiva que a mídia brasileira nunca veiculou e jamais veiculará.
(Sinopse original do docverdade)

Torrent- Legendas pt-br  - Subtítulos spa



Veja também as declarações de Sean Pean sobre Hugo Chávez no no programa David Letterman e também aqui.

Ilha das flores (1989)



(Brasil, 1989 – 13min) – Direção Jorge Furtado

Considerado pela crítica européia como um dos 100 mais importantes curtas-metragens do século. Divertido, irônico e ácido, Ilha das Flores trata de uma forma simples e didática a maneira que funciona o ciclo de consumo dos bens numa sociedade desigual.
Mostra toda a trajetória de um tomate, saindo do supermercado até chegar ao lixo.

Apesar de apresentar o slogan “Deus não existe”, o filme recebeu da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil o prêmio de melhor filme brasileiro em 1990. Ganhou também um “urso de prata” em Berlim e também foi premiado e Hamburgo e Nova Iorque.
(Sinopse original do docverdade)

Torrent piratebay1 ou piratebay2
Subtítulos español (spa)

Quem matou o carro elétrico? - Who killed the electric car? (2006)



(EUA, 2006 - Direção: Chris Paine, 92 min.)
Em 1996, pensando em reduzir a poluição atmosférica, o Estado da Califórnia exigiu que as montadoras fabricassem uma pequena porcentagem de carros que não emitissem poluentes, isso quer dizer na prática, carros elétricos.

As montadoras, então, se focaram em duas linhas de frente: 1-fazer o carro para cumprir a lei, 2-derrubar a exigência legal através de lobistas.
Conseguiram fabricar o carro, a exemplo dos EV1 da GM, que eram muito mais eficientes, duráveis, ágeis, silenciosos e sustentáveis que o velho carro de motor a combustão. Foi uma grande evolução para o meio-ambiente.

Mas conseguiram também derrubar a lei e, então, obrigaram os usuários (inclusive Tom Hanks e Mel Gibson) a devolver seus veículos elétricos que estavam em leasing e... os destruíram!
Você tem idéia da razão de interesses estariam por trás de destruir os melhores carros até então construídos? O filme mostra esclarece, derrubando todos os mitos gerados pela mídia e pelos interesses corporativos.

Depois de assistir a esse documentário, você perceberá o quanto seu carro é ultrapassado...
(Sinopse original do docverdade)

Torrent - Legendas pt-br - Subtítulos spa

Why we fight (2005)

(Reino Unido, 2005, 98min –Direção: Eugene Jarecki)

Excelente produção da BBC, ganhadora do prêmio de melhor documentário no Festival Sundance, Why We Fight mostra a profunda relação da guerra com os negócios nos EUA, onde há várias corporações das mais diversas áreas interessadas em um conflito duradouro.

Mostra que em todas as décadas desde a II Guerra Mundial, os EUA produzem uma mentira para justificar um conflito. Mostra que as grandes companhias armamentistas são uma das principais financiadoras de campanhas dos políticos norte-americanos.
(Sinopse original do docverdade)

Torrent - - Subtítulos spa
Legendas pt-br sincronizadas (novo!)
Legendas pt-br
http://rapidshare.com/files/14483191/alliance-wwf-xvid.part1.rar
http://rapidshare.com/files/14483313/alliance-wwf-xvid.part2.rar
http://rapidshare.com/files/14483402/alliance-wwf-xvid.part3.rar
http://rapidshare.com/files/14483692/alliance-wwf-xvid.part4.rar
http://rapidshare.com/files/14483873/alliance-wwf-xvid.part5.rar
http://rapidshare.com/files/14483992/alliance-wwf-xvid.part6.rar
http://rapidshare.com/files/14484129/alliance-wwf-xvid.part7.rar
http://rapidshare.com/files/14484168/alliance-wwf-xvid.part8.rar

O Mundo segundo a Monsanto – Le monde selon Monsanto (2008)




 (França, 2008, 108min. - Direção Marie-Monique Robin)

Documentário que aborda a maneira como uma grande empresa consegue enganar a população mundial, através da mídia e da corrupção dos governos, inserindo seus produtos tóxicos no mercado alimentício, colocando a saúde de milhões de pessoas em risco, contaminando o meio-ambiente, provocando a migração do campo para a cidade, concentrando muito poder na mãos de poucos.

Hoje mais de 90% do mercado de sementes transgênicas pertence à Monsanto.
Vários produtos da empresa foram proibidos na Europa e Canadá.
Depois de assisti-lo, você nunca mais comerá um transgênico da mesma forma...
(Sinopse original do docverdade)


Opções de Download
Torrent

Legendas:
Legendas pt-br - Subtítulos spa
legendas pt-br para a versão da TV Arte

The Take (2004)



(Canadá, 2004, 87min. - Direção: Avi Lewis, Escrito por: Naomi Klein)

Comovente e inspirador, "The Take" mostra a história de operários argentinos, desempregados após anos de políticas neoliberais, que tomam as indústrias falidas, reativando-as.

Única saída para sobreviver, enfrentam os mais diversos setores de poder. Força de vontade, coragem e solidariedade fazem parte da luta desses homens e mulheres.
(Sinopse original do docverdade)

Torrent (Novo) - Legendas

The Story of Stuff – A história das coisas (2007)






(EUA, 2007,20 min. Direção Louis Fox)

Você sabia que das 100 maiores economias do planeta, 51 são corporações e apenas 49% são países?

Story of Stuff é um documentário apresentado diretamente no site www.storyoffstuff.com , convertido em vários formatos, e também inserido no Youtube. Annie Leonard apresenta didaticamente e sinteticamente - através de ilustrações simpáticas - o processo do extração, fabricação, distribuição, consumo e despejo das coisas vistos de uma forma clássica e aqui vistos de uma maneira diferente. E os instrumentos políticos e midiáticos envolvidos nisso, bem como as corporações.
Mostra a visão da sociedade de consumo, influenciada pela mídia, que leva valores de consumo como sendo o primordial.
Foi baixado mais de 4 milhões de vezes somente no site, sem levar em conta os outros meios, como Youtube e Torrent.
(Sinopse original do docverdade)

Youtube - Dublado pt-br

Torrent - Legendas - Site Oficial - Google video en español

Formato FLV (45 Mb dublado pt-br)- Rapidshare

fileserve
(500mb) + Legendas (agradecimentos ao porco nú)

Super Size Me – A dieta do palhaço (2004)



(EUA, 2004,100min.) Dirigido, produzido, escrito e estrelado por Morgan Spurlock.
Produção independente, Super Size Me, mostra o que acontece quando uma pessoa saudável (no caso, o próprio diretor) passa 30 dias comendo apenas e tão somente em McDonald´s.

Ganho de 11kg de peso, problemas no rins, fadiga, colesterol, são apenas alguns dos vários sintomas acumulados durante esse curto período.

Mostra também todas as ferramentas que o McDonald´s usa para seduzir as crianças, através do uso de comerciais de TV, brinquedos e até desenhos animados.

O documentário foi feito com uma verba minúscula e se tornou um dos bem sucedidos no nosso século.É divertidíssimo, ótimo para se apresentar numa sala de aula. Com certeza, mudará muito sua impressão dessa gigantesca rede de fast food.
(Sinopse original do docverdade)
Torrent (novo!) - Legendas pt-br(corrigido) - Subtítulos spa

Beyond the Citizen Kane – Muito além do cidadão Kane (A história da Rede Globo)





Sugestão: Imprima esse cartaz em decalque e faça uma camiseta.

(Reino Unido, 1992, 105 min – Direção Simon Hartog)

Documentário mostra o lado obscuro da Rede Globo destacando algumas artimanhas que colocaram a emissora como uma das mais poderosas do planeta.
O documentário mostra as relações estreitas que a Globo levava com a ditadura militar, mostra também as práticas de manipulação jornalística na cobertura de fatos, como por exemplo, a 1º manifestação das “Diretas Já” em que o “Jornal Nacional” mostrava a aglomeração na Praça da Sé como sendo uma comemoração do aniversário de São Paulo, e não como um movimento pelo fim da ditadura.

Mostra também o envolvimento da Rede Globo na tentativa de fraude nas eleições de 1982 para impedir a vitória de Brizola no Rio de Janeiro e como a rede também manipulou a edição do debate das eleições de 1989, favorecendo ao candidato Collor e evitando o resultado que apontava Lula como vencedor. Mostra também como a Globo destruiu a que seria sua grande concorrente, a TV Jovem Pan, acabando com a sua parceira, a NEC.
Há depoimentos de várias personalidades, como Chico Burque, Leonel Brizola e Lula, entre outros.

A Rede Globo tentou impedir a veiculação do documentário no Reino Unido, mas não conseguiu, depois disso tentou comprar seus direitos autorais, mas também não teve sucesso. O governador de São Paulo, Fleury, demitiu o diretor do Museu da Imagem e do Som, que ousou apresentar o documentário em numa sessão.
Finalmente, conseguiu que o documentário fosse proibido no país. Mas a Internet veio a frustrar essa proibição. Hoje, mais de 700.000 downloads já aconteceram só no Youtube e no Google Video, sem falar nos outros meios, como Torrent, etc.
(Sinopse original do docverdade)

Torrent (baixa qualidade de imagem) - Youtube

Veja também: Vídeo clássico - Direito de resposta de Leonel Brizola contra a Globo: Youtube

Leia também em pdf o livro "A história secreta da Rede Globo"

Vozes contra a globalização - Outro Mundo é Possível? - Voces contra la globalización (2006 - 2007)



(Espanha,2006-2007, +/- 60 min cada documentário - Direção Carlos Estévez)
(Maior parte dos comentários retirados do site da TVE espanhola):
Quem gostou de "The Corporation", vai gostar dessa série.

Consta de sete capítulos documentários, de uma hora de duração cada um, frutos de conversações mantidas entre o diretor da Série, Carlos Estévez e 54 personalidades relevantes, provenientes de âmbitos distintos.

A Série Vozes Contra a Globalização combina as filmagens em diferentes lugares do mundo, com arquivos documentais, crônicas de informativos, trabalhos cinematográficos de diretores como Win Wenders, Avi Lewis, Pino Solanas, Jorge Drexler, poemas de Mário Benedetti e a atuação de Loucas de Pedra, de Pernambuco/Brasil.

Outras das vozes da série são os economistas Jeremy Rifikin (EEUU), ecologistas como o espanhol Ramon Fernandez Duran, o relator das Nações Unidas para a Fome no Mundo, Jean Ziegler, o ex-portavoz do Fórum Social de Gênova, Vitório Agnolletto, o Prêmio Príncipe de Astúrias, de Ciências Sociais, Giovanni Sartori, o especialista em Química Atmosférica, James Lovelock, o Analista Social José Vidal Beneyto, entre outros.
Capítulos:

1- Los amos del mundo













Montado a partir de testemunhos pessoais, como do Prêmio Nobel de Literatura, José Saramago, e o politólogo Samir Nair, Ignácio Ramonet, o músico Manu Chão, que falaram sobre o modo em que o modelo de globalização tem sido levado a cabo no mundo.
-Torrent (novo - The piratebay) - Youtube - Legendas pt-br
Megaupload
Rapidshare (juntar as partes com o Winrar): 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7


2- La estrategia de Simbad













Analisa o novo panorama laboral no mundo – as transferências das fábricas para países de 3° Mundo, as grandes fábricas de produção mundial (China e Índia), a imigração, a perda da sociedade de bem estar na Europa, as privatizações, a perda dos direitos trabalhistas, a vitória da economia especulativa sobre a economia produtiva e a política econômica neoliberal.

- Torrent (novo) - Youtube - Legendas pt-br
Megaupload
Rapidshare (juntar as partes com o Winrar): 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7


3-El mundo de hoy












O terceiro capítulo analisa se é possível apenas uma potência dominar o mundo, como influi a indústria do medo nos cidadão, em mãos de quem estão os grandes meios de comunicação.
Torrent (novo) - Youtube - Legendas pt-br
Megaupload
Rapidshare (juntar as partes com o Winrar): 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7


4-Un mundo desigual













Aborda a situação de pobreza em relação ao consumo no mundo, as fábricas de miséria em países desenvolvidos, as pandemias, o comportamento das grandes multinacionais farmacêuticas nos países em que um terço da humanidade vive com menos de um dólar por dia.
Torrent (novo) Youtube - Legendas pt-br
Megaupload
Rapidshare (juntar as partes com o Winrar): 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7

5-Camino de la extinción












Fala sobre a perda de milhões de espécies e os alarmes dos cientistas de todo o mundo
Torrent (novo) - Youtube - Legendas pt-br
Megaupload
Rapidshare (juntar as partes com o Winrar): 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7

6-La larga noche de los 500 años













Mostra os movimentos populares, principalmente na América do Sul, que conseguiram fazer alguma mudança em seus países e no Mundo. Os zapatistas, que foram os primeiros a dar um grande alerta sobre os malicífios da globalização e exigiam, mobilizando grandes massas, o reconhecimento dos povos indígenas no México. Os indígenas também foram so responsáveis por grandes mudanças na Bolívia, pricipalmente contra a privatização da água e do gás. Mostra como o sistema e a mídia são contra os governos de origem popular na América Latina.
Torrent (atualizado julho 2011)
Youtube - Legendas pt-br (revisadas)
Megaupload
Rapidshare (juntar as partes com o Winrar): 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7

7-El siglo de la gente













Encerra esta série e se centra nos sucessos de Seattle e Gênova e no Fórum Social de Porto Alegre e Caracas, e questiona: "Outro Mundo é Possível?" e, se é, como deveria ser.

Torrent (atualizado jul 2011)
Youtube - Legendas pt-br (revisadas)
Megaupload
Rapidshare (juntar as partes com o Winrar): 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7

Agradecimentos ao Parkyns e ao pessoal do Makingoff.org pelos novos torrents e a Gabriel Miranda pelos links de Megaupload.
Legendas originais docverdade