segunda-feira, 2 de março de 2009

Beyond the Citizen Kane – Muito além do cidadão Kane (A história da Rede Globo)





Sugestão: Imprima esse cartaz em decalque e faça uma camiseta.

(Reino Unido, 1992, 105 min – Direção Simon Hartog)

Documentário mostra o lado obscuro da Rede Globo destacando algumas artimanhas que colocaram a emissora como uma das mais poderosas do planeta.
O documentário mostra as relações estreitas que a Globo levava com a ditadura militar, mostra também as práticas de manipulação jornalística na cobertura de fatos, como por exemplo, a 1º manifestação das “Diretas Já” em que o “Jornal Nacional” mostrava a aglomeração na Praça da Sé como sendo uma comemoração do aniversário de São Paulo, e não como um movimento pelo fim da ditadura.

Mostra também o envolvimento da Rede Globo na tentativa de fraude nas eleições de 1982 para impedir a vitória de Brizola no Rio de Janeiro e como a rede também manipulou a edição do debate das eleições de 1989, favorecendo ao candidato Collor e evitando o resultado que apontava Lula como vencedor. Mostra também como a Globo destruiu a que seria sua grande concorrente, a TV Jovem Pan, acabando com a sua parceira, a NEC.
Há depoimentos de várias personalidades, como Chico Burque, Leonel Brizola e Lula, entre outros.

A Rede Globo tentou impedir a veiculação do documentário no Reino Unido, mas não conseguiu, depois disso tentou comprar seus direitos autorais, mas também não teve sucesso. O governador de São Paulo, Fleury, demitiu o diretor do Museu da Imagem e do Som, que ousou apresentar o documentário em numa sessão.
Finalmente, conseguiu que o documentário fosse proibido no país. Mas a Internet veio a frustrar essa proibição. Hoje, mais de 700.000 downloads já aconteceram só no Youtube e no Google Video, sem falar nos outros meios, como Torrent, etc.
(Sinopse original do docverdade)



Leia também em pdf o livro "A história secreta da Rede Globo"

2 comentários:

Lucas Corrêa disse...

Pra quem não curte torrent
Link no megaupload formato .avi
http://www.megaupload.com/?d=WFNGD50W
mas ta dublado..

Free Docs disse...

Dollardoc is a premier place for publishing of Books, Documents and Presentations. It is right now the World’s fastest growing online publishing platform for the widest range of Books, documents and other kinds of social publications.