terça-feira, 3 de março de 2009

O Wal-Mart: O Custo Alto do Preço Baixo - Wal-Mart: The High Cost of Low Price (2005 )


(EUA, 2005, 95min. - Direção: Robert Greenwald)

O documentário mostra de que forma o Wall-Mart destrói o comércio local vendendo produtos fabricados com exploração de mão-de-obra na China. Conta com relatos pessoais de comerciantes que tiveram que fechar suas lojas devido a concorrência desleal.

O filme mostra centro de cidades que se tornaram fantasmas por ter todo o seu comércio fechado, e há também relatos dos próprios vendedores e trabalhadores do Wall-Mart, que devido ao baixíssimo salário, são obrigados a depender de ajuda governamental para sobreviver.
(Sinopse original do docverdade)



13 comentários:

Anônimo disse...

Vi esse documentário no Festival do Rio e fiquei chocado. À medida que algumas coisas eram ditas no filme, a pequena platéia do Centro Cultural Justiça Federal fazia "Ohhh..."
Dica: vá a uma loja Wal Mart, Lojas Americanas, ou outra rede de varejo semelhante e tente procurar um atendente... Conte quantos você vê ao seu redor e você saberá como são explorados...

Anônimo disse...

sou trabalhador do wal mart a 11 anos e porque nao tenho muita opcão ou sou muito covarde. e incrivel a exploracao dos fucionarios,associados tem que trabalhar por 3 lideres tem que desenvolver 3 funcoes gerentes trabalham 15 hora ja tive que trabalhar por quase trinta horas sem opcao sendo enganado e nao recebendo por isso a politica da emprese ate que e boa mas como disse papel aceita tudo nas lojas a realidade e outra e a exploracao prevalece .

Anônimo disse...

Acabei de ver no youtube; é revoltante. O pior, é que ainda tem um monte de "boca abertas" que louvam tudo que é norte americano.

Anônimo disse...

trabalho no wal mart e e um absurdo o que fazem com as pessoas os gerentes de dptos e area tem de trabalhar no minimo doze horas por dia sem bater cartao ficando muitas vezes 15 dias sem folga sao obrigados a voltar no meio das ferias o wal mart e uma maquina de ganhar dinheiro a custa de pessoas trabalhadoras quando vc ve as enormes filas nos caixas ou nunca acha um atendente e por pura economia nao contratam para ganhar mais e mais..

virgiliobr disse...

Gostaria de parabenizá-los pelo site e pelo conteúdo de alta qualidade, isso é um serviço social, passar conhecimento que é escondido pelas cortinas do poder. Continuem com o trabalho pois ele é muito importante!

Abraços!

Anônimo disse...

Parabéns por mais este post e pela disponibilização no megaupload!

Apenas a internet para nos dar acesso a estas valiozas informações. Vamos lá, vamos conscientizar a população para que possamos todos, o mundo inteiro dizer: STOP!!!!
Basta ao dominio absurdo das corporações criminosas, que exaurem vidas. É TEMPO DE MUDANÇA, e ela precisa iniciar pela cosncientização.
Espalhem estes videos!

_No Brasil, os colegios militares ainda pregam a mentira, aplaudindo o golpe militar assassino, escondendo estupidamente as motivações hedionadas do golpe!
ISTO PRECISA ACABAR!

Fernando disse...

Por favor,se for possível façam uma revisão das legendas, estão muito difíceis de compreender para quem não entende muito de inglês. Muitos erros de tradução e concordância. Desisti de assistir porque não deu pra entender direito.

Raphaellm disse...

Essas legendas estão com problema. Provavelmente foram traduzidas pelo google translator, daí obviamente, contém muitos erros.

Eu comecei a ver os erros já nos primeiros minutos e resolvi buscar outra legenda no google. Achei aqui uma legenda muito melhor. Fica a dica para @ administrador(a)do blog.

http://www.legendasbrasil.com.br/legenda-walmart-the-high-cost-of-low-price-2005-v-10915.htm

crisck disse...

Gostaria de dizer que no brasil existe um negócio chamado SINDICADO, e outro chamado JUSTIÇA DO TRABALHO. Qualquer um que se sinta lesado pode procurar um desses dois lugares. Sugiro o segundo. Trabalho na Justiça do Trabalho e posso dizer que o patrão não ganha quando explora o funcionário.
E outra, tem medo de ir falar com a JT e ser demitido? Se fizerem isso a justiça faz você ser indenizado ou readmitido.
Quanto mais gente se calar, mais eles irão explorar.
Se você trabalha lá e é explorado, não seja covarde de ficar falando mal em fóruns, procure seus direitos, se faça ser ouvido!

luis augusto disse...

È quase inacreditável,como já disse nosso grande cientista Brasileiro Miguel Nicolelis: " O primeiro mundo faliu.... Faliu em todos os sentidos... faliu financeiramente; faliu moralmente; faliu eticamente.."

Ainda tem o documentário " o sonho Americano" do Michel Moore.Que mostra; O wal Mart, faz seguro de vida para seus funcionários, onde o beneficiário é o própria corporação, recebeu 1 milhão de dolares pela morte de uma pessoa e a familia nem sábia. Isso é nojento....

luis augusto disse...

Como já disse nosso grande cientista Brasileiro Miguel Nicolelis: " o primeiro mundo faliu... em todo os sentidos; faliu financeiramente; faliu moralmente; faliu moralmente..." Nós deveriamos fazer um bocoite e ninguém comprar mais nada, nessa loja e em outras que exploram a todos.

Anônimo disse...

Excelente documentário, indico tambem o The Corporation e The Big One de Michael moore para complementar as ideias deste.

Anônimo disse...

Primeiro quero dizer que adoro o site. Reparei que os documentários marketing da locura e psiquiatria:uma industria de morte foram retirados. Eu mandei uma mensagem que falava da cientologia ( religião corrupta) que estava por detrás destes e pelo visto foi investigado e retirado do site. Parabéns, pois o conhecimento é valioso e saber selecionr a informação mais ainda. O site é muito bom com documentários bem seleccionados ( os que vi até agora, excepto os anteriores ). Continuem um bom trabalho para tornar o mundo melhor.