sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Escolarizando o Mundo / Schooling the World: The White Man's Last Burden (2010)



 (EUA, Índia, 2010, 65 min. - Direção: Carol Black)

O filme examina o pressuposto escondido da superioridade cultural por trás dos projetos de ajuda educacionais, que, no discurso, procuram ajudar crianças a "escapar" para uma vida "melhor".
Aponta a falha da educação institucional em cumprir a promessa de retirar as pessoas da pobreza -- tanto nos Estados Unidos quanto no chamado mundo "em desenvolvimento". E questiona nossas definições de riqueza e pobreza -- e de conhecimento e ignorância -- quando desmascara o papel das escolas na destruição do conhecimento tradicional sustentável agroecológico, no rompimento das famílias e comunidades, e na desvalorização das tradições espirituais ancestrais.

Finalmente, ESCOLARIZANDO O MUNDO faz um chamado por um "diálogo profundo" entre as culturas, sugerindo que nós temos, ao menos, tanto a aprender quanto a ensinar, e que essas sociedades sustentáveis ancestrais podem ser portadoras do conhecimento que é vital para nossa própria sobrevivência no próximo milênio.(sinopse retirada da página de Youtube de Camila Lucena)

5 comentários:

Anônimo disse...

Um dos documentários mais ricos que já apreciei.

Anônimo disse...

Acho que este doc deveria ir pra categoria de "Fundamental". Riquíssimo.

Ingrid disse...

This is cool!

Alynne Nunes disse...

Concordo com o Anônimo: coloquem na categoria fundamental!Magnífico documentário!

SejaVocêMesmx/FaçaVocêMesmx disse...

Hey, equipe do Docverdade! Valeu mesmo por terem compartilhado este vídeo! Muito bom! Chocante!