sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O Riso dos Outros (2012)



(Brasil, 2012, 52 min. - Direção: Pedro Arantes)

Imperdível!

Até que ponto pode-se dizer que uma piada que ridicularize os negros, as mulheres, os homossexuais, os obesos, os deficientes físicos e mentais está apenas fazendo o seu papel de ser engraçada?
O documentário em questão aborda de forma profunda esses aspectos e os relaciona com o grau de desenvolvimento político e cultural de uma sociedade, questionando o que se é aceitável de falar publicamente.
Nessa discussão, há espaços para comediantes que utilizam-se do preconceito como humor, ativistas que debatem essas condutas e humoristas que decidiram não se dobrar a esse velha técnica de se arrancar uma risada, fazendo de suas palavras algo transformador. (docverdade)

"O discurso humorístico também é um discurso ideológico"

Agradecimentos a Paulo Del Mastro pela sugestão e link.

6 comentários:

Anônimo disse...

Humor engraçado, inteligente e transformador é coisa pra poucos: George Carling, Bill Hicks...

Anônimo disse...

Ótimo documentário!!!

A banalização dos direitos humanos é tão grande nesse país, que não importa do que se está rindo, o objetivo é rir...Nada faz sentido!!!

Alguns humoristas são o próprio reflexo da ignorância, responsável pela crescente desigualdade social. Mas coitados, eles não sabem que tem um papel social... Eles querem fazer rir e riem como completos idiotas!!!Bobos da côrte!!!

Rir é bom, mas a melhor risada não é a do sadismo é a da felicidade. Quero ser feliz e viver em um país onde a igualdade seja o alvo e não o sofrimento humano!!!

Um dia quem sabe vão entender o que estão fazendo em cima do palco... Até lá, prefiro rir da mediocridade desses caras mas a vontade é de chorar pela estupidez humana manifestada em suas palavras...

Anônimo disse...

Excelente Doc, mas faltou focalizar os humoristas nordestinos. Eles têm uma maneira de fazer humor muito diferente. Valeria a pena analisar o humor de Chico Anísio, Renato Aragão, Tom Cavalcante, Tiririca entre outros...

Anônimo disse...

pffff a patrulha do politicamente correto nao desiste, vcs sao o lixo alienador da sociedade, lixo lixo lixo, nao esqueça disso vcs sao um lixo. Nao perderei meu tempo com um documenterio que so pelo titulo se ve que eh algo de conteudo ultrademagogico.

Anônimo disse...

Nem vocês, que se julgam como "politicamente incorretos", desistem da patrulha e da trolagem, né?
Olha a criatura aqui, marcando presença dizendo que os que lutam por direitos humanos é um "lixo alienador da sociedade"...
Fazer algo realmente útil, como carpir terreno, ao invés de rir de piadas imbecis que fazem parte de um contexto sociocultural opressor para as minorias políticas, nenhum desses parasitas querem.
Chega a ser engraçado... só que não.

magalhaescarol disse...

Sugiro ir além do respeito aos animais humanos e superar o preconceito de espécie e a opressão aos animais não-humanos. http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=KmIprNpcd94#!