sexta-feira, 6 de abril de 2012

Soja, Em Nome do Progresso (2005)

(Brasil, 2005, 40 min - Direção: Todd Southgate)
Excelente documentário que mostra os mais variados aspectos que envolvem a produção de soja na Amazônia. Se você é ativista ou ambientalista é um filme imperdível. (docverdade)

O documentário “Soja, Em Nome do Progre$$o” mostra o impacto sócio-ambiental da expansão da produção da soja na Amazónia.

“Uma ONG realizou uma pesquisa sobre quais seriam as ameaças para a Amazónia e só 5% dos entrevistados consideraram a soja como uma ameaça real”, diz uma das produtoras do documentário e assessora de comunicação da campanha Amazónia da Greenpeace, Tica Minami. A ideia para fazer o vídeo partiu da percepção de que as pessoas não fazem a ligação entre a soja e a desflorestação da Amazónia.

Esta nova fronteira agrícola impulsiona a desflorestação e a violência contra as comunidades locais. Os responsáveis por esta situação são multinacionais norte-americanas (como a Cargill que, construiu um porto ilegal nas margens do Rio Tapajós, em Santarém, no Pará, de onde exporta soja para a sua terminal em Liverpool, na Inglaterra. De lá, a soja vai para a produtora Sun Valley, propriedade da Cargill que, a utiliza para alimentar frangos para produzir os nuggets, vendidos pelo McDonald's em toda a Europa).
Dessa forma, diz o produtor Nilo D'Avila, os produtores de soja compram as terras a preços irrisórios e expulsam a população do campo para as cidades, uma vez que estas empresas oferecem aos produtores crédito fácil e mercado garantido, incentivando a compra e a desflorestação de áreas na Amazónia. (Fonte http://oplanetaquetemos.blogspot.com.br/)

Agradecimentos a Carla Trindade pela sugestão e link.

3 comentários:

Anônimo disse...

Se quiserem fazer as legendas a este curta:
Corina Mutante, não é um documentário, é uma ficção, mas feita pelo povo de um bairro pobre que sofre com a poluição e a corrupção do Governo.

É uma forma de denúncia pela arte.

Se quiserem fazer as legendas ao português posso ajudar.
Meu endereço.

Renato F.Lima disse...

ótimo documentário. Gostaria de agradecer mais uma vez o trabalho da DOCVERDADE.

Unknown disse...

https://youtu.be/kEJpEqcMILc. Link para assistir "Soja em nome do progre$$o".