sexta-feira, 16 de março de 2012

The Money Fix - A Solução para o Dinheiro (2009)



"O DINHEIRO QUE CURA" - "THE MONEY FIX" (2011) LEGENDADO PT from themoneyfix on Vimeo.
(EUA, 2009, 79 min. - Direção: Alan Rosenblith)
Um filme que os gregos, espanhóis, estadunidenses, islandeses e todo o resto do mundo deveria ver.
Surpreendente documentário que - além de mostrar de maneira didática de onde vem o dinheiro, sua emissão e qual o truque usado há tantas gerações pelos bancos para criá-lo a partir do nada e endividar sociedades, criando nela o sentimento permanente de escassez – também mostra a implicação disso na mente das pessoas numa ótica filosófica e humana.
Propõe também soluções simples e brilhantes, que já vem sendo adotadas, como a moeda local, como o sistema mútuo de troca de tempo e como o sistema de permutas, baseados na colaboração, utilizadas em vários locais do mundo para que comunidades e até mesmo grandes empresas possam viver com grande autossuficiência e deixem de ser reféns desse sistema individualista, cruel e injusto.

“A colaboração é mais barata e eficaz que a competição”.


Agradecimentos a Documentários do Malandro

Para baixá-lo em HD (Alta Qualidade de Imagem) Utilize baixadores de Stream Media como por exemplo o plugin "downloadhelper" do navegador Firefox.

7 comentários:

cris disse...

muito bom este documentário! obrigada pela partilha *irie

yuri disse...

Na verdade para baixar ele basta ter uma conta no vimeo.
Se você olhar na parte de baixo a direita tem escrito "Log in to download" ou coisa parecida.
Eu loguei e pude baixar.

Abraço

Anônimo disse...

Ótimo documentário. Só não entendi por qual motivo a pessoa que produziu a legenda quis se passar por falante da variante europeia da língua portuguesa...

Renato F.Lima disse...

A Questão da Moeda de Troca é algo muito difícil de ser resolvida, o doc aponta um caminho a ser seguido mas não explora completamente as dificuldades a serem encontradas no caminho. Ótimo documentário como ponto de partida.

TailsApnea disse...

Legal, dei play e acabei vendo tudo kkkk! Fera o Doc, doc =p

Anônimo disse...

Sim, de facto trata-se de um óptimo documentário. Para além disso apresenta-se legendado de uma forma bastante correcta.
Talvez quem tenha efectuado a legendagem não se "tenha feito passar por falante da variante europeia da língua portuguesa" como se pode ler num dos comentários. Terá feito sim o seu trabalho normal e corrente de tradução para português, essa língua maravilhosa que vale por si só. Nessa sequência, acho bastante caricato que alguém denomine o Português como "variante europeia", uma vez que Portugal, de onde se obtém o sequencial "Portuguesa", é um país europeu. Se quisessem utilizar o termo "variante da lingua" (o que acho incorrecto),teriam que se referir às grafias usadas em países tais como Brasil, Angola, Moçambique entre outros. O Português desses países é sim uma variante da língua original que por sua vez teve origem no Latim falado no Império Romano, ou seja, na Europa. Concluindo, nada de confusões...a legendagem está por demais correcta. Se porventura não está adaptada à grafia dos brasileiros, isso não se constitui como um problema ou defeito. Talvez pudesse ser frutuoso legendar o referido documentário com a língua dos indígenas da amazónia. Pelo menos assim não haveria qualquer comentário que se pudesse fazer. Concluindo, cada cultura possui os seus diferenciais, no entanto, a história é impossível de negar nem de rebater. Tenho orgulho no povo Brasileiro e na sua capacidade de autodeterminação, porém, não posso renegar a história, até bastante recente (desde 1826) até ao presente. Brasileiros, enriqueçam a língua que receberam como herança, mas não esconjurem essa mesma herança, porque caso contrário estarão a abalar as fundações da vossa própria existência como povo autodeterminado e forte que são.

Anônimo disse...

O nome da minha língua é português, mas eu não falo português, eu falo brasileiro, uma língua legítima, original, independente, com suas idiossincrasias e construções que fazem dela uma outra língua, apartada de Portugal e muito, muito bela.