segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Como Surgiram as Ciclovias Holandesas / How the Dutch got their cycle paths (2011)



Imperdível

Ótimo mini-documentário para mostrar o que pode ser a melhor solução de transporte nas grandes cidades brasileiras. Veja a enorme economia em infraestrutura, petróleo em vidas perdidas e principalmente em gigantesco aumento de qualidade de vida!

5 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom. O video mostra que o governo brasileiro fez a escolha errada.Hoje vivemos em função do automóvel. Até quando? As cidades são organizadas em função dos carros.

Otávio Rangel disse...

Muito massa. Excelente referência em tempos de obras para Copa. Pena que o nosso governo não enxerga como o governo holandês enxergou. A prova disso é Brasília, uma cidade nova construída em prol de carros ao invés de pessoas.

Anônimo disse...

Nunca consegui recomendar um documentário por e-mail, portanto, recomendo por aqui:

A Queda do Petróleo:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=cnxVQWMLDpc

A verdade por trás dos combustíveis fósseis.
Abraço,
Patrick

pai véio disse...

Vale reforçar que essas mudanças não aconteceram exatamente por vontade dos governos e das elites. A questão do urbanismo e as bikes foram objeto de muita mobilização popular na holanda.

como inspiração, vale ler um pouco sobre o ativismo do coletivo anarquista "Provos" e o "plano das bicicletas brancas". Enquanto esses caras já tavam fazendo a coisa funcionar direito por lá, aqui a chinela cantava era em "ritmo de brasil grande".

http://pt.wikipedia.org/wiki/Provos

Mauryhappy disse...

Gostei!!