sexta-feira, 8 de julho de 2011

Dividocracia / Debtocracy - Χρεοκωπία (2011)









(Grécia, 2011, 74 min. -Direção: Katerina Kitidi e Aris Hatzistefanou)
Fundamental!!!
Uma lição de como a América do Sul, a Espanha, Portugal, a Grécia e todos os países saqueados pela oligarquia financeira internacional podem se livrar da dívida injusta cobrada pelas mesmas. (docverdade)
 
Comentários de Jair de Souza: "Documentário que revela a crise econômico-social pela qual passam os países periféricos da União Europeia, em especial a Grécia. Vemos como as políticas econômicas neoliberais impostas pelos agentes financeiros da UE levam à bancarrota os países de sua periferia e os deixam maniatados às decisões das grandes corporações financeiras extranacionais. O interesse primordial é sempre a defesa dos ganhos dos grandes grupos financeiros dos países mais fortes, principalmente da Alemanha, em detrimento das maiorias populares dos países de segunda linha, como Grécia e Irlanda.

O filme também nos mostra que é possível enfrentar com êxito às pressões dos aparelhos a serviço do capital financeiro mundial (FMI, Banco Mundial, etc.) quando os governantes do país ameaçado têm suficiente dignidade para colocar em primeiro lugar a satisfação das necessidades de seu povo, e não a obsessão por lucros dos magnatas financeiros. É o caso do Equador dirigido por Rafael Correa.

Este documentário expõe a crueldade que move o neoliberalismo em seu afã por ganhar cada vez mais às custas do sacrifício de todos os demais setores da população. Ele também deixa claro que, com a decidida mobilização das maiorias populares, o monstruoso aparato financeiro pode ser derrotado."

Site Oficial: http://www.debtocracy.gr/

Ou assista diretamente em parte única aqui

Agradecimentos à Juliana Mendes Svete, João Costa, Celestino Cele, Cristiane Adiala e Jair de Souza pela sugestão e links.

7 comentários:

Anônimo disse...

Já existe uma versão integral(sem divisão em partes) do documentário com legendas em português e qualidade HD no youtube!

Daniel Zimmermann

Anônimo disse...

A legenda está fora de sincronia, postem outra, por favor.

Anônimo disse...

A legenda sai de sincronia aos 18 minutos e 23 segundos, alguém se habilita a sincronizar?!

samgomes

Anônimo disse...

Aqui tem esse documentário com legenda em pt embutida e hospedado em vários servidores.
http://www.multiupload.com/LEBUPMVL0Z

Guilherme R. disse...

"Debitocracia" soa melhor que "Dividocracia" e é mais consoante com a palavra inglesa.

Anônimo disse...

realmente a legenda sai de sincronia, mas no programa que eu uso para reproduzir o vídeo(BSPlayer), foi só ajustar o tempo, que foi de 97 segundos.

Raoni disse...

O nome está equivocado!
Debtocracy seria traduzido literalmente para "Dividocracia"