sexta-feira, 3 de junho de 2011

Doutrina do Choque / Shock Doctrine (2009)









(Canadá, 2009, 79min. - Direção: Alfonso Cuarón e Naomi Klein)
Excelente! Agora o longa-metragem!
Toda a verdade por detrás da implantação do neoliberalismo mundo afora.
Da mesma diretora do excelente documentário "The Take", faz parte também da roda do pessoal que fez "The Corporation". O documentário Shock Doctrine, baseado no livro como a mesmo nome, mostra as conexões entre os experiências desenvolvidas por cientistas no campo da psiquiatria nos anos 40 e as ações da CIA pelo mundo afora nos anos seguintes. Assim como o eletrochoque ou a tortura são ferramentas para fazer que o paciente ou torturado seja obediente, O CHOQUE aplicado a países é a maneira para que práticas neoliberais sejam implantadas.
 O documentário mostra as práticas violentas das Ditaduras implantadas no Chile e na argentina através os ensinamentos dos EUA através da Escola das Américas.
Milton Friedman, o maior economista dos EUA de todos os tempos, foi o mentor dessa doutrina, que aplicou contra o interesses dos trabalhadores pelo mundo, as vontades da Escola de Chicago.
 (docverdade)



Agradecimentos a Leonardo dos Santos e Renan Soares da Cunha, pela sugestão e links

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito obrigado pelo trabalho que tem feito. Hoje em dia está muito dificil obter informação verdadeira e útil, estes documentários tem me ajudado a me situar no mundo em que vivo. Um grande abraço. O fllme é ótimo´, já tinha ouvido falar sobre o método Caos>Problema(inimigo)>Solução, só não tinha conhecimento de onde ele estava sendo aplicado. Indico a todos, ótimo doc.