sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A História Sionista / The Zionist Story (2009)



(Israel, 2009, 75 min. - Direção: Berek Joselewicz)
Árabes e judeus viveram em uma grande harmonia em qualquer dos lugares e continentes que estivessem por mais de 1.700 anos. Mas com a criação do sionismo, que buscava um lugar como país para os judeus, as coisas mudaram. Nas palavras de Teodoro Herzl, fundador do sionismo, em 1895, tratando de estabelecer o que seria a política sionista na Palestina, meio século antes de tomá-la, que perdura até os dias de hoje: “Vamos tratar de afugentar a miserável população local para fora das fronteiras”.
Através do documentário de Berek Joselewicz, um ex-soldado israelense - arrependido pela sua participação nas ocupações - conheça a truculência do sionismo que aterroriza todo o estado Palestino e o povo árabe com a limpeza étnica, as execuções, torturas e prisões sem julgamento de jovens, idosos, crianças e mulheres sob o falso argumento de que estão se defendendo. (docverdade)

Comentários do diretor: "(...)A História Sionista, tem o objetivo de apresentar não apenas a história do conflito entre Israel e a Palestina, mas também a principal razão para isso: a ideologia sionista, seus objetivos (passado e presente) e sua dureza, não só na sociedade israelense, mas também, cada vez mais, sobre a percepção das questões do Oriente Médio e nas democracias ocidentais.

Esses conceitos já foram demonstrados no excelente documentário Ocupação 101, feito por Abdallah Omeish e Sufyan Omeish, mas meu documentário aborda o assunto sob a perspectiva de um ex-soldado israelense da reserva, e alguém que passou toda a sua vida na sombra do sionismo.

Eu espero que você possa encontrar um momento para assistir a história sionista e, se gostar, por favor, sinta-se livre para compartilhar com os outros. (Tanto como o documentário e as imagens arquivadas utilizados são apenas para fins educacionais, o filme pode ser distribuído livremente).”

Legendas pt-br (Novo)

7 comentários:

Anônimo disse...

Tem o torrent? Obrigado.

Anônimo disse...

AONDE ESTÁ O TORRENT DO VIDEO? SÓ VI A LEGENDA.

Jair disse...

Sobre o torrent do vídeo, até onde eu sei, o mesmo só está disponível no youtube. Temos a versão em inglês (sem legendas) e a versão legendada em português. Como o vídeo do youtube tem boa resolução (360p) é possível dispor de um documentário de qualidade aceitável. Basta entrar no youtube e buscar "The zionist story",ou A história sionista, e encontrará o vídeo.

Jair disse...

Gostaria de informar que, como me dei conta de que na parte 2 havia algum problema de sincronia entre legenda e voz, ressolvi regravar todo o documentário em uma só peça. Aproveitei também para corrigir alguns erros na legendagem que fui descobrindo. O link para o vídeo completo é: http://www.youtube.com/watch?v=3jNYlUj2gMU . Obrigado pela atenção.

Henrique Mariano disse...

Muito esclarecedor este documentário realizado por um cidadão israelense que tem a lúcida visão e observa como o atual Estado de Israel foi construido.

Se possível postem o doc "Palestine Is Still The Issue"

Agradecido.

Mordaz disse...

Seria interessante ter o torrent porque várias contas do Youtube que contém vídeos sobre sionismo estão sendo canceladas.

Fernanda Cunha disse...

Senti falta das questões econômicas. Como por exemplo, o porquê estratégico da ocupação da Faixa de Gaza e da Cisjordânia e o porquê do ocidente oferecer apoio ($$$) a Israel.
Seria legal ver algo nessa proposta. Você tem algum para indicar??