(Reino Unido, 1992, 105 min – Direção Simon Hartog)
Pelos momentos conturbados que vivemos no Brasil, onde um canal de TV pode colocar o país inteiro em crise, o DOCVERDADE volta a postar os documentários que tratam do poder da imprensa no Brasil e no mundo, suas facetas e suas ligações com grupos econômicos que dominam o ocidente. Este é o quinto documentário selecionado.
Documentário mostra o lado obscuro da Rede Globo destacando algumas artimanhas que colocaram a emissora como uma das mais poderosas do planeta.
O documentário mostra as relações estreitas que a Globo levava com a ditadura militar, mostra também as práticas de manipulação jornalística na cobertura de fatos, como por exemplo, a 1º manifestação das “Diretas Já” em que o “Jornal Nacional” mostrava a aglomeração na Praça da Sé como sendo uma comemoração do aniversário de São Paulo, e não como um movimento pelo fim da ditadura.
Mostra também o envolvimento da Rede Globo na tentativa de fraude nas eleições de 1982 para impedir a vitória de Brizola no Rio de Janeiro e como a rede também manipulou a edição do debate das eleições de 1989, favorecendo ao candidato Collor e evitando o resultado que apontava Lula como vencedor. Mostra também como a Globo destruiu a que seria sua grande concorrente, a TV Jovem Pan, acabando com a sua parceira, a NEC.
Há depoimentos de várias personalidades, como Chico Burque, Leonel Brizola e Lula, entre outros.
A Rede Globo tentou impedir a veiculação do documentário no Reino Unido, mas não conseguiu, depois disso tentou comprar seus direitos autorais, mas também não teve sucesso. O governador de São Paulo, Fleury, demitiu o diretor do Museu da Imagem e do Som, que ousou apresentar o documentário em numa sessão.
Finalmente, conseguiu que o documentário fosse proibido no país. Mas a Internet veio a frustrar essa proibição, tendo vários milhões de downloads e vizualizações.
(Sinopse original do docverdade)
Veja também: Vídeo clássico - Direito de resposta de Leonel Brizola contra a Globo: Youtube
Leia também em pdf o livro "A história secreta da Rede Globo"
Nenhum comentário:
Postar um comentário