quinta-feira, 24 de março de 2016

SELEÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS SOBRE MANIPULAÇÃO MIDIÁTICA: Orwell está se Revirando no Túmulo - Orwell Rolls In His Grave (2004) LEGENDADO PT






(Grã Bretanha, 2004, 84 min. - Diretor: Robert Kane Pappas)

Pelos momentos conturbados que vivemos no Brasil, onde um canal de TV pode colocar o país inteiro em crise, o DOCVERDADE voltará a postar os documentários que tratam do poder da imprensa no Brasil e no mundo, suas facetas e suas ligações com grupos econômicos que dominam o ocidente. Este é o primeiro da série.

Imperdível! Fundamental!

"Mentiras podem tornar-se verdades?
Explore o que a mídia não gosta de discutir: sobre ela mesmo."


"Orwell está se Revirando no Túmulo" (por causa da obra de Orwell "1984", que mostrava a centralização da informação pelo poder dominante) é um documentário que desnuda a mídia tradicional americana mostrando todo o lado corrupto e mesquinho dessa instituição, que cada vez mais está nas mãos de menos donos. Monopólios e oligopólios controlam a opinião das pessoas, escondendo informações, distorcendo fatos, destruindo a democracia. "Goebbels, chefe da mídia nazista, ficaria com inveja de tamanho poder alcançado por ela hoje".

O Documentário também alerta para a janela que se abriu para combater esse quadro: a Internet. Essa é uma excelente oportunidade de agirmos antes que ela se feche.

"Nós equivocadamente pensamos em nosso país como uma democracia, quando na verdade tornou-se uma midiacracia: onde a imprensa, que supostamente deveria verificar o abuso político, faz parte do abuso político" - Danny Schecter.

E a mídia tradicional brasileira, é diferente disso? Analise e tire suas conclusões.


Nenhum comentário: