Em respeito aos professores e alunos das escolas da rede estadual de São Paulo, postamos novamente esse maravilhoso documentário sobre o que aconteceu com o México com uma partido neoliberal, muito similar ao partido do atual governador paulista.
(EUA, 2005, 61 min. - Direção: Jill Freidberg)
Pulicado em 10 de Agosto de 2009:
Um documentário que todos os professores do mundo deveriam ver.
"Grain of sand" fala sobre a luta dos professores de Oaxaca no México, país governado há mais de 70 anos pelo PRI, famoso pela corrupção e alinhamento aos interesses dos EUA . O filme trata de como a destruição da educação é um projeto articulado a partir de diretrizes internacionais.
Há poucos anos, alunos, pais e professores fizeram passeatas contra a privatização das escolas técnicas, exigência do Banco Mundial e FMI. O Governo respondeu fechando-as de imediato. Quando os professores e alunos ocuparam estas escolas, foram presos e torturados em prisões de segurança máxima. Centenas de professores eforam mortos ou desaparecidos no país.
As políticas implementadas na educação mexicana são as mesmas que muitas vezes vemos travestidas de “modernas” em muitos Estados do Brasil. O filme proporciona excelentes discussões sobre o que representa a educação na sociedade capitalista neoliberal. O baixo nível das escolas para a população não é um produto da incompetência, mas sim da conivência para formar um geração de semi-escravos, de mão-de-obra barata.
Nas palavras de Eduardo Galeano, “Este é um sistema que arrebenta tudo o que toca: destrói em pedaços; e que nos ensina que se vive para TER e que se vive para trabalhar, em vez de viver para SER”
(Comentários originais: docverdade)
Um comentário:
Realmente, um filme obrigatório e muito oportuno nesse contexto de tentativa de desmonte da educação pública. Viva a luta de professores e estudantes do México, de SP e do mundo!
Postar um comentário