domingo, 5 de julho de 2015

Você também pode dar um presunto legal (1971)




(Brasil, 1971, 40 min. - Direção: Sérgio Muniz)


Atualíssimo.

O filme, realizado clandestinamente em 1970-1971 (reeditado em 2006), defende a tese de que o Esquadrão da Morte, chefiado em São Paulo pelo delegado Sérgio Paranhos Fleury foi um ensaio geral para a violenta repressão política que veio a seguir.

Utilizando matérias publicadas em jornais e revistas, bem como material de telejornalismo, cria um painel daquela época negra de nossa história recente. Também usa fragmentos de duas peças de teatro então em cartaz - A Resistível Ascensão de Arturo Ui, de Bertold Brecht, com a participação do Teatro de Arena e O Interrogatório, de Peter Weiss, do Teatro São Pedro - para dar uma ideia do que era impossível documentar por meio de entrevistas.

Sergio Muniz inseriu, na edição final, um documento filmado único, no qual o delegado Fleury é condecorado, por serviços prestados, pela Marinha brasileira.

Você também pode dar um presunto legal, de Sérgio Muniz, é um filme essencial. Como documento, Arte, Jornalismo e Estética. Move-se pela linguagem do documentário mas, livre de preconceitos, dá ênfase a metáforas e assume a encenação como parte da realidade. (Luiz Alberto Sanz)

Nenhum comentário: