sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Thomas Piketty na TV Cultura (fev/2015)




Mesmo que o Roda Viva tenha atualmente quase que exclusivamente jornalistas de meios de comunicação mais conservadores, aristocráticos e reacionários do país, sem falar na própria TV Cultura, que hoje se tornou muito diferente do que era há 20 anos atrás, é uma oportunidade enorme conhecer Thomas Piketty, autor do best seller mundial “O Capital no séc. XXI”.

Diferentemente de divagações e teorias econômicas, Piketty se aprofundou no estudo da crescente desigualdade social no Mundo usando dados, fatos históricos de modo científico, de tal forma que os economistas neoliberais não conseguiram contra argumentá-lo, passados quase um ano do lançamento do livro.

Enquanto quase todos os jornalistas presentes defendam abertamente os impostos sobre o consumo e a desoneração dos impostos sobre os mais ricos (usando o argumento da meritocracia), Piketty mostra de maneira simples que uma reforma tributária democrática (onde os ricos paguem mais e os pobres menos) é elemento fundamental para se acabar com a desigualdade excessiva e para um mundo onde todos possam consumir e usufruir de serviços públicos de qualidade. (docverdade)


Bloco 2 - Bloco 3 - Bloco 4




Nenhum comentário: