quinta-feira, 3 de julho de 2014

Memória Para Uso Diário (2007)



Memória para uso Diário - Memories for daily use from 4 ventos on Vimeo.


95 mil pessoas consideradas “subversivas” foram acompanhadas pelo Dops, muitas delas foram raptadas, presas, torturadas, quando não assassinadas.
Conhecer o que se passou nesse período no país é essencial para se conhecer a verdade escondida pela imprensa tradicional, que desde sempre, apoiou todo este estado de repressão violenta, que se instalou e persiste em muitas polícias de nosso país. (docverdade)

Sinopse: Ivanilda busca evidências que provem que seu marido, desaparecido desde 1975, foi preso pelo governo brasileiro. Romildo procura pelo corpo de seu irmão num cemitério do subúrbio carioca. Mães choram por seus filhos, assassinados pela polícia nas favelas. Elas pertencem ao grupo “Tortura Nunca Mais” que, interagindo entre a lembrança traumática e o esquecimento, trazem à tona a memória de fatos recentes. Revelam ainda a seletividade da história oficial e constroem uma memória política. Pensam o passado para que possam libertar o futuro dos fantasmas que ainda os perseguem no presente.

Nenhum comentário: