sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Uma Lição de Discriminação / La leçon de discrimination (2006)



(Canadá, 2006, 43 min - Direção: Pasquale Turbide e Lucile Payeur)

IMPERDÍVEL!
Sinopse do canal do Youtube: Desde o começo dos tempos, os seres humanos têm tendência a formar grupos, excluindo assim estranhos, inimigos, e qualquer um que seja diferente. Podemos não exatamente incentivá-las, mas tais atitudes tornam-se arraigadas a partir de uma idade muito precoce.

Este documentário acompanha uma experiência em uma escola primária que mostra o quão rapidamente as crianças podem assimilar a discriminação e todas as suas repercussões. Uma professora do ensino primário em Quebec conduziu um experimento no qual ela afirmou que estudos científicos provam que as crianças menores são geralmente mais criativas e inteligentes, e as mais altas são desajeitadas e preguiçosas. Ela dividiu sua turma com base nessas suposições. No dia seguinte, ela virou o jogo e fez com que se invertessem os papéis.

Algumas crianças de nove anos de idade entenderam que era tudo um jogo, mas para o resto acabou por ser uma experiência muito poderosa.

Agradecimentos à Sam Golob pela sugestão e link.

7 comentários:

Anônimo disse...

Engraçada a coincidência. Enviei uma msg ontem no face do doc, sugerindo esse filme. rs

abs

Unknown disse...

Muito bom!!

Amanda Mogwai disse...

Adorei a recomendação. Obrigada pela postagem.


Fique em paz,
Amanda.

Anônimo disse...

O interessante é ver como a professora impõe uma ideia contraria a opinião da maioria e acaba com a capacidade de reação dos discriminados...São crianças, mas na verdade não consigo notar muita diferença entre a nossa capacidade como sociedade adulta.

Anônimo disse...

Legal esse documentário. Mas a experiencia que essa professora faz é a mesma que uma professora estadunidense fez na década de 60! Também virou um documentário, pela PBS, e reuniram os alunos cerca de 20 anos depois para ver o que eles lembravam. mas não me lembro agora o nome desse documentário.

Anônimo disse...

Esse experimento é baseado no trabalho de Jane Elliot - http://vimeo.com/67460531

Werner disse...

Hello,

Thanks for the documentary, I'd like to share it with my teacher and peers, but they don't speak french or portuguese? Would you happen to know where to find it with subtitles (English of Spanish). thanks