sexta-feira, 29 de março de 2013

A Desocupação do Pinheirinho (2013)




(Brasil, 2013, 85 min. - Direção: Fabiano Amorim)

Chocante!
Não se incomode pela impressão inicial de simplicidade do documentário. Após alguns minutos do início, verá que trata-se de um dos documentários mais aprofundados sobre o assunto, onde são mostrados os aspectos políticos, imobiliários, legais, sociais e morais atrás da desocupação do Pinheirinho, que retirou quase 8 mil pessoas de suas residências, a maioria crianças e adolescentes, que viram seus móveis, eletrodomésticos, suas fotos de família e seus pertences sendo esmagados por tratores - imagens e relatos que não foram mostrados na TV aberta. 
Mas as imagens da Internet repercutiram pelo mundo e o que seria uma vitória para o Governo de São Paulo e para a prefeitura de São José dos Campos tornou-se um pesadelo, obrigando-os a destinar habitações à população que expulsaram, além de perder as eleições municipais. (docverdade)

"O que está se passando para a população é que não existe lei em São Paulo, não existe lei neste país. Cada um faz o que quer, é só ter força para cumprir o que quer"

Agradecimentos a Fabiano Amorim

2 comentários:

Unknown disse...

muito bom!
recomendo também esse, que é mais completo (está dividido em 3 partes)

https://www.youtube.com/watch?v=2immtL2oyLQ

abraços!

Jose Vilsemar Silva disse...

Na história do Brasil centenas de milhares de brasileiros pobres foram massacrados pelo Estado. É uma guerra civil não declarada. Veja os exemplos das revoltas populares, tais como a Sabinada, a Cabanagem, a Revolução Farroupilha, a Guerra do Contestado, a Guerra de Canudos etc. É o Brasil de ontem, é o Brasil de hoje, é o Brasil de sempre. A desocupação do Pinheirinho é apenas uma ponta do iceberg dessa guerra de classes.