sexta-feira, 27 de abril de 2012

Migrantes (2007)



(Brasil, 2007, 46 min. Direção:Beto Novaes, Francisco Alves e Cleisson Vida)

Sensível e delicado!
O documentário Migrantes é uma grande oportunidade de se acabar com o preconceito que o Sul e o Sudeste tem com a população nordestina. (docverdade)

Comentários de Consciência.net:
Filme fruto de parceria entre quatro universidades federais mostra a hipocrisia do discurso da “modernidade” no campo brasileiro e expõe realidade dos migrantes nordestinos.(...)
Do Piauí, do Maranhão e de outros Estados, migrantes brasileiros deixam suas famílias e “desabalam para São Paulo”. Vai todo mundo “pro corte de cana”. Seu Luiz, do município de Codó, no Maranhão, é um deles. “Não sei se eu vou, não sei se eu não vou, meu Deus. Aí fica naquela, sabe? Mas que vai resolvendo eu ir”, conta.

“Por mim ele não ia não”, conta a bem-humorada sogra de Luiz, Tereza. “Eu acho dificultoso ele pra lá e nós pra cá. A mulher dele fica aí sofrendo”. Quando foi pela primeira vez, ela completa, chegou “magrinho, magro demais”. Luiz argumenta: “Na idade que eu tô, pra ir não é porque eu queira. É por necessidade. Porque se eu não ir, aqui não tem como me ajudar meus filhos. De maneira alguma”.

Agradecimenos a Celestino Cele e Andre Oliveira pela sugestão e links.

3 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado, esse site se tornou o meu predileto a 4 meses desde que conheci. Parabéns aos envolvidos nesse documentário. É a hora do povo, acabou o nosso marasmo é hora de agir.

Rudá Morcillo disse...

Achei esse blog hoje, vou compartilhar, bom demais.
Parabéns.
Abraços

Rudá
http://observatorio74.blogspot.com.br/

Diogo F disse...

O documentário retrata uma realidade importante, mas não entendi de que maneira isso diminuiria o preconceito existente no Sudeste contra nordestinos.