terça-feira, 24 de maio de 2011

The Flouride Deception / A Enganação do Flúor (2004)


(EUA, 2004, 29 min.- Prod. Fluoride Action Network)


The Fluoride Deception (A Enganação do Fluoreto), uma entrevista com o autor, Christopher Bryson, do livro com o mesmo nome do filme, demonstra que o fluoreto usado em nossa água é uma substância altamente tóxica e que até nas concentrações usadas na água, produz doenças físicas, limita nossa inteligência e reduz nosso nível de energia. Por isso, o uso de água fluoretada está proibido em todos os países da Europa com exceção da Irlanda e existe um forte movimento Internacional para educar a população e eliminar o fluoreto das nossas torneiras.
            O autor resume a história do uso da água fluoretada e como isso foi o projeto da indústria norte-americana junto com o governo dos EUA para evitar ou ganhar processos na justiça das pessoas ou das famílias das pessoas que trabalhavam em ou moravam ao redor das suas fábricas. A idéia era, desde o inicio, enganar o público norte-americano, através de pesquisas com resultados distorcidos e propaganda manipuladora, para fazê-lo pensar que o fluoreto é uma espécie de nutriente essencial a prevenir caries e que conseqüentemente o uso do flúor e seus compostos é seguro na indústria e nas fábricas que produzem armas nucleares.
            O filme ilustra os casos de alguns cientistas cujas carreiras foram estragadas por ousar apresentar pesquisas sérias questionando o uso de água fluoretada. É um chamado, não somente para mobilizarmos para tirar o fluoreto da nossa água, mas para entender a estrutura da dominação da ciência e da mídia típica, que não permitem a disseminação dessa informação sobre o uso de fluoreto.
            Além do filme, veja o site. www.fluoridealert.org para ver referências às 1.100 pesquisas indicando os problemas com água fluoretada e para um volume imenso de outras informações sobre o assunto.





Agradecimentos a Rodrigo Martins pela sugestão, sinopse, legendas e links

7 comentários:

Ricardo disse...

O site que alerta para o fluor é .org e não .com, como postado. Este está remetendo para outro site que defende a manutenção do fluor.

Anônimo disse...

Eu fazia odontologia e certa vez acabei por discutir com um professor ao tocar no assunto desse documentário. Desisti da faculdade por outros motivos mais, mas pesou bastante ver o professor, da área científica, querendo defender com garras e unhas o uso do flúor. Como inúmeros outros, não passava de um médico frustrado.

cineaprendizagem disse...

http://www.megaupload.com/?d=39IUVH8P

Anônimo disse...

http://www.megaupload.com/?d=39IUVH8P

Anônimo disse...

esse é de longe o melhor blog da internet!! isso sim eh ativismo de verdade!

Anônimo disse...

Bom saber, ótimo saber. Mas e aí, aonde eu, e todos nós, achamos água não fluoretada para comprar nas grandes cidades brasileiras atualmente?
O ponto principal é a educação e conscientização nesse sentido e, com isso, remoção do fluor nas nossas águas. Mas até lá, o que eu me pergunto é o que nós bebemos?

INSETICIDA disse...

Segue abaixo o link com uma versão dublada de um documentário muito bom sobre este mesmo tema
"The Fluoride Deception exposes the truth about water fluoridation and the phosphate mining industry"

http://www.youtube.com/watch?v=3w1aV_q8Mps