quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Era das Utopias - Série de Silvio Tendler (2009)



(Brasil, 2009, ~25min cada episódio - Direção Silvio Tendler)

"O que nós queremos de fato é que as idéias voltem a ser perigosas" - Escrito num muro de Paris, 1964

Comentários TV Brasil: Utopia. O substantivo vem das palavras gregas ou e topos, que significam sem lugar. Refere-se a um lugar ou posição ideal, ainda não atingido.
Sonho impossível de realizar.
Ideal inatingível.

"Eu sempre trabalhei muito na questão das ideologias. São vinte anos de pesquisa em torno destas questões ideológicas que pautaram minha geração" - Silvio Tendler

A utopia pela igualdade entre os homens inspirou gerações. O mundo soviético inspirou os sonhadores. Com o fim da II Guerra Mundial, os Estados Unidos são a potência emergente. O american way of life passa a ser o modelo de civilização, quase uma norma. O mundo assiste a um confronto cultural, social, religioso, político e ideológico.

Os primeiros capítulos tratam do surgimento da utopia socialista e todas as suas conseqüências durante o século XX. Já os capítulos referentes à utopia capitalista mostrarão a derrocada do Socialismo com a queda do muro de Berlim, em 1989; os desdobramentos gerados e, tantos outros fatos que nos levaram às novas utopias, derivadas do conflito entre novas tecnologias e velhas mazelas. Para Tendler, a luta das atuais gerações é a preservação do planeta. “Salvar o planeta dos danos causados pela utopia capitalista e pela utopia comunista é a nova utopia”, afirma o diretor.


Agradecimentos a Leandro Nitoso pela sugestão

Assuntos correlatos: assista também a "Vozes Contra a Globalização"

12 comentários:

by GbC disse...

Parabéns a todos,este blog se tornou para mim uma visita necessaria em todos os dias.Permaneçam com este trabalho excelente!

Leandro disse...

Eu que agradeço pelo excelente conteúdo do blog.

Anônimo disse...

Saudações amigos! sou um um assíduo frequentador deste blog a mais de um ano e baixei muita coisa boa e interessante. estou escrevendo para avisar que o vídeo dois (2) da era das utopias está com um probleminha, pois sempre que tentamos baixa-lo a caixa com o download não aparece, os outros estão ok. obrigado pela trabalho maravilhoso de vocês. força sempre libertários!

Aristóteles Cardona Júnior disse...

Estava atrás da série faz um bom tempo! Valeu!! Sempre divulgo nas redes sociais e no blog

Instituto de Pesquisa Histórica Ambiental Regional disse...

Seu blog foi indicado por um de nossos membros para se inscrever no concurso de melhores blog's culturais e ou história 2011, faça sua inscrição na página http://concursosiphr.blogspot.com/

As Inscrições vão até 11/01... leia a página e veja as instruções... Parabéns!

documentarioz disse...

agradeço por tudo que nos tem disponibilizado, e pergunto se não teria algo mais sobre "cancer", os documentários sobre a terapia de Gerson foram excelentes!

Valeu

documentarioz disse...

O Documentário "Carvoeiros - The Charcoal People (1999)", postado aqui em forma de torrent, eu subi no depositfile com um extra: CD da trilha sonora do filme, pra quem quiser pegar via download o link é:

http://depositfiles.com/files/lts1kevns

documentarioz disse...

olá amigo, eu envio pra vc, e todos, um filme muito interessante, que vale mesmo a pena ver e conhecer...

as informações do filme:
https://artmosfera.webstorelw.com.br/products/doctv-tumbalala-tubinamba-irmaos-no-mundo

O filme no depositfile:
http://depositfiles.com/files/3fykj5bp1

Anônimo disse...

Excelente documentário do Tendler. Gosto muito das produções dele, principalmente a entrevista com o falecido professor Milton Santos.

Como disse M. Yuka que as palavras voltem a ser perigosas.

Eduardo. disse...

Hola, as legendas em espanhol do capítulo dedicado á creação.

Partido Pirata Argentino disse...

Acá deixamos o segundo vídeo (Futuro da Criação) com as legendas em espanhol embebbidas

Udson Pinheiro disse...

Esse trabalho é inspirador!
Parabéns!