sexta-feira, 9 de julho de 2010

A Enseada - The Cove (2009)



(EUA, 2009, 92 min. - Direção: Louie Psihoyos)
Documentário imperdível premiado no Festival de Sundance.
Rick O' Barry, um dos maiores ativistas defensores de golfinhos do mundo se arrepende de uma coisa: de ser um dos responsáveis pelo sucesso da série Flipper dos anos 60. A série foi responsável por uma caçada infindável a esses mamíferos que movimentam bilhões de dólares na indústria do entretenimento.
Logo após a morte de uma das fêmeas que fazia Flipper, O'Barry, cativado pela inteligência e carinho dos golfinhos, abandona o treinamento e tenta corrigir o erro que cometeu lutando pela liberdade deles.
Preso inúmeras vezes em 35 anos de luta, agora ele e outros ativistas vão para Taiji uma cidadezinha do Japão, que é a maior fornecedora de golfinhos para parques de shows aquáticos do mundo.
Se você está acostumado com a cultura e civilidade do povo japonês, vai ficar horrorizado em ver essa triste exceção. Mas para piorar, o que acontece no Japão está ligado a vários países do mundo.

O documentário é uma excelente oportunidade de se conhecer a natureza dos golfinhos, da caça baleeira e de todo negócio sujo envolvendo o massacre desses animais. É também uma excelente oportunidade de aprendermos como ter êxito na rebeldia e desobediência!
Você pensará duas vezes antes de comprar um ingresso para um show da Sea World...
(Comentários: docverdade)

Que fazer alguma coisa a respeito? Visite: http://www.takepart.com/thecove


Agradecimentos a Nazareth Agra e Rodrigo Couto pela sugestão e links.