sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Apertando a Mão do Diabo - Shake Hands With The Devil - The Journey Of Romeo Dallaire (2004)



(Canadá, 2004, 91min. - Direção: Peter Raymont)
"É um documentário sobre o general canadense Romeo Dallaire, que comandou as tropas da ONU em Ruanda, durante o genocídio que quase destruiu o país em 1994.

Dallaire estava numa missão para monitorar o cessar-fogo estabelecido entre tutsis e hutus nos acordos de paz de Arusha. Quando o genocídio começou, ele pediu tropas e autorização para usar a força e deter os massacres. A ONU recusou. Pior ainda: a Bélgica retirou seus soldados, o maior contingente da missão, após a morte de alguns deles numa emboscada.

O general Dallaire decidiu permanecer e fez o possível para agir numa situação extrema, com pouquíssimos recursos. É provável que ele tenha salvo milhares de vida, num comportamento que só pode ser qualificado de heróico. Mas ninguém cumprimenta o diabo impunemente: Dallaire quase enloqueceu. Voltou para o Canadá com depressão profunda, síndrome de estresse pós-traumático. Tentou o suicídio. Mas se recupera: aconselha ministros, dá palestras em universidades e fundou até uma ONG para ajudar crianças em Ruanda.

O filme acompanha sua primeira visita a Ruanda, dez anos depois do genocídio. É a jornada de um homem que enfrenta os fantasmas do passado e também a história de um país que tenta se reconstruir após sua quase auto-destruição. Apesar de tudo, dá um certo otimismo ver as crianças brincando em meio às paisagens deslumbrantes de Ruanda."

Comentário: Mauricio Santoro