sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Herança de Guerra - Botín de Guerra (2000)


(Argentina, França, Espanha, 2000, 115 min. – Direção: David Blaustein)
A história da Argentina é praticamente idêntica ao quase todo o resto da América Latina: Uma oligarquia e sua mídia, a mando dos EUA, abriram caminho para colocar os militares, que utilizaram a repressão e o terror covardemente contra sua população a fim de impor sua política. Assassinatos, tortura, estupros, roubos, seqüestro de crianças, foram utilizados largamente.

Mas no meio de tudo isso nasce um grupo de senhoras que marcou a história da Argentina. Conheça os comoventes relatos de força, coragem, determinação das Mães da Praça de Maio, que perderam seus filhos durante a repressão e que, além de procurar justiça, buscam achar o seus netos ainda vivos em algum lugar no país. Ouça os relatos dos órfãos encontrados 10, 20, 25 anos depois.

Com o Governo Democrático de Alfonsín, vários militares foram condenados a prisão, mas depois, o neoliberal Carlos Menem, em 1990, assinou decreto que punha todos os culpados em liberdade.* Mas as Mães da Praça de Maio não desistiram...

(*) Obs.: O Documentário é de 2000, com a entrada em Nestor Kirschner em 2003, os julgamentos foram retomados e há militares argentinos sendo presos até os dias de hoje.
(Comentário original: docverdade)


Agradecimentos à Gustavo Souza pela sugestão.