sexta-feira, 14 de junho de 2013

Paulo Freire Contemporâneo (2007)



(Brasil, 2007, 53 min. - Direção: Toni Venturi)

Dedicado aos educadores

Paulo Freire, não é apenas considerado um dos maiores educadores, mas sim um dos maiores pensadores do planeta. Suas ideias revolucionaram a pedagogia em vários países, desde os mais pobres até os mais desenvolvidos. Pena que no Brasil, sua terra natal, elas sejam tão pouco aplicadas. (docverdade)

Paulo Freire, brasileiro nascido em 1921, em Pernambuco, é considerado internacionalmente como um dos principais educadores da atualidade. Por isso, é importante que tenhamos conhecimento de sua história e teoria. Possuidor de uma visão crítica de sociedade, ele nos alerta a respeito das disputas de classe e de como isso pode afetar a educação. 

Talvez uma das principais contribuições de Freire para as práticas pedagógicas seja a introdução do diálogo em sala de aula. Ou seja, ir contra o que ele chamou de “educação bancária”, na qual só o professor fala e o aluno apenas recebe passivamente o conteúdo; para dar voz ativa ao educando em um processo em que todos “ensinam a aprender e aprendem a ensinar”. (fonte: TV Escola)

Agradecimentos a Évellin Keith Da Collina pela sugestão e link.

2 comentários:

Unknown disse...

Paulo Freire enriqueceu nossa educação,seu modo de interpretar a clareza de como fazer a educação, nos compreende a um ensinar livre e democrático.
Aprendemos mais ensinando do que propriamente, aprendendo, pois a troca de diálogos e que desenvolve os estímulos de cada um em todos os aspectos de um indivíduo.

kátia disse...

Paulo Freire um dos maiores educadores já representado pelo nosso país, direciona a educação como algo compartilhado a democracia, que estimula o aprendizado a todos os aprendizes.
Dando maior enfase ao ensinar construtivo tanto do aluno quanto do professor.É ensinando que se aprende, e pela troca de diálogos que se faz a educação.