sexta-feira, 20 de abril de 2012

Paraíso ou Esquecimento / Paradise or Oblivion


O que seria de uma sociedade em que não houvesse escassez, onde comida, vestuário, diversão, tecnologia fossem disponíveis para todos os habitantes, onde o dinheiro, o lucro e a economia não valessem nada. Pessoas continuariam a desempenhar trabalhos monótonos, desgastantes ou semi-escravos? Ou se dedicariam a algo que as motivassem, que as desenvolvessem na arte, ciência ou tecnologia? O que seria do planeta se tudo fosse feito da melhor forma para todos?
Se você acha que um mundo assim pode ser viável, esse documentário pode te inspirar um pouco.
Utopia pode algum dia se tornar realidade?

6 comentários:

Anônimo disse...

Utopia???

A Economia Baseada em Recursos está longe de ser utópica. Ela é tecnicamente viável e, principalmente, não se acredita como sistema social perfeito. E sim, como uma grande alternativa.

Utopia é um conceito bem diferente disto!

Samuel Junior disse...

Muito bom. São coisas como essas que me fazem pensar que se este sistema em que vivemos é o melhor que o ser humano pode criar, pode extinguir a humanidade, somos completos lixos.

walter disse...

não existem utopias.
há 100 anos ninguém poderia imaginar computadores e celulares. O homem um dia acreditou que a terra era plana e que era o centro do universo e que se viajasse demais cairia em um abismo e a volta ao mundo era utópica...
a economia baseada em recursos é hoje uma das melhores possibilidades de termos uma vida de liberdade

Alexandre disse...

É uma proposta que pode ser viavel .
Mas até onde entendi ela pre-supoem que todas as pessoas desta sociedade pensam de forma semelhante .
Mas a natureza humana é a diferença , e ele naturalmente tende a se agrupar em grupos de pessoas que pensam de forma semelhente .
E não é só a religião e o dinheiro que que fazem as pessoas brigarem entre si , mas a ignorancia e a falta de respeito .
É só olhar nas redes sociais os comentarios mais absurdos de ambos os lados de uma questão futil qualquer ...
É uma propósta que é fruto de uma realidade atual , mas acho que tem muito a amadurecer .
Amadurecimento este que só pode ser conseguido com o dialogo .
Mas é uma esperança de que o amadurecimento do homem possa liberta-lo .

Henrique Lima disse...

É uma utopia sim.

Se alguém dia dizerem pra vcs que o projeto Vênus é uma utopia, confirmem que é sim. Porque não vai acontecer agora. Mas possivelmente acontecerá um dia.

Segundo Sergio Cortella em uma entrevista:
"Thomas Morus quando criou a palavra utopia, no século XVI, era um conhecedor do grego clássico. Muita gente traduz utopia como sendo “lugar nenhum” ou como ‘impossível’. Mas topos vem de um lugar, por isso a palavra utopia. Se ele quisesse dizer lugar nenhum, ou impossível, ele teria escrito atopia. Porque ‘a’, em grego, é o prefixo de negação para lugar. U, em grego, é negação para tempo. Por isso, utopia significa ainda não."

Unknown disse...

Tenho certeza que vou estar vivo e participar dessa nova sociedade, que para fazer-se realidade só precisa mudar a forma de pensar dos seres humanos, não é fácil, mas Hitler conseguiu mudar para uma coisa má, logo conseguiremos mudar para o bem de todos e toda a terra.
Amém!!
Pompílio Neto.