terça-feira, 8 de novembro de 2011

Borboletas de Zagorsk / The Butterflies of Zagorsk (1992)



(Grã Bretanha, 1992, 60 min - Produção: Michael Dean)
Incrível!
Borboletas de Zagorsk é um documentário produzido pela BBC em 1992 que trata do trabalho desenvolvido em uma escola russa com crianças surdas e cegas inspirado nos estudos de Lev Vygotsky. A obra tem 60 minutos de duração e se passa na cidade de Zagorsk, a 80 km de Moscou. (Fonte: wikipédia)

Os estudos sobre a defectologia, presentes na teoria de Vygotski enfatizam que as pessoas com deficiência, através de mecanismos compensatórios, passam a utilizar seus sentidos normais para substituir seus sentidos perdidos.

Neste sentido, o documentário reforça a importância da mediação e a crença de que todas as pessoas, independente da idade e da condição física ou intelectual, são capazes de aprender. Concepção esta também retratada na teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural do educador Romeno Reuven Feuerstein. Com a conhecida frase: "Não me aceite como eu sou", Feuerstein desafia o educador a planejar e propor ações que possibilitem ao sujeito relacionar-se com seus pares, sem que esta relação seja permeada pelo atributo da incompetência por acreditar que não se pode prever, nunca limites para o desenvolvimento humano.
Borboletas de Zagorsk é a evidência disso. (Blog Sobre Educação)

Agradecimetos a Rodrigo Couto pela sugestão e link.

3 comentários:

Débora disse...

eu queria o link para fazer o download!

Julio Holanda disse...

Vocês sabem onde tem a legenda desse video? É muito ruim um vídeo sobre surdez ser todo dublado, uma pena.

Débora disse...

Com certeza, Julio, eu pensei nisto também, sobre não ter legenda.