sexta-feira, 13 de maio de 2011

Século do Ego / Century of Self (2002)




(Grã-Bretanha, 2002 - Direção:Adam Curtis)
Documentário da BBC "The Century of the Self" descreve a irônica jornada de como a revolução de psicoterapeutas e filósofos nos anos 60 e 70 contra as ideias de Freud sobre o inconsciente (usadas pelo mundo do Marketing Publicidade e Governos para fins de manipulação) resultou no oposto: o surgimento do sujeito fractal, vulnerável, isolado e, acima de tudo, ganancioso.

Comentários de psicologiadospsicologos.blogspot.com: Descobri no Youtube esta pérola: o documentário "Century of the self" (Inglaterra, 2002), do diretor Adam Curtis, sobre a utilização das idéias freudianas na manipulação das massas. Excelente! Este polêmico documentário é dividido em 4 episódios: (1) Máquinas de felicidade; (2) Engenharia do consenso; (3) Há um policial dentro de nossas cabeças. Ele deve ser destruído; (4) Oito pessoas bebericando vinho em kettering. Cada epsódio dividido em quatro ou cinco partes, todos legendados e com duração total de cerca de 240 minutos.

Agradecimentos ao Klash, Tota e à Renata pela sugestão e ao Tchullu pela sugestão e  tradução das legendas.

14 comentários:

KOMBUCO Sucos de Verdade! disse...

Associando este material apresentado(século do ego)a documentários sobre outros temas a conclusão é infalível: Bando de filhas da p%¨$#!!!!!
Já assisti a no mínimo 90% dos cdocumentários aqui postados e posso dizer sem sombra de dúvidas, este documentário é essencial para se entender a guerra psicológica que vem sendo travada há séculos por nossas mentes! Voto pra que este filme vá para os ESSENCIAIS do blog. Forte abraço a todos os irmãos.

Anônimo disse...

esse documentario é brilhante...Adam Curtis é genial em seus documentarios...se pudesse postar mais documentarios dele seria fantastico..valeu

welery disse...

ENTÃO, NÃO ESTOU CONSEGUINDA FAZER O DONWLOAD DO DOCUMENTÁRIO "TEH CENTURY OF THE SELF". CLICO PARA IR AO PROGRAMA UTORRENT, MAS NÃO ESTÁ BAIXANDO, VOU VERIFICAR MINHA CO NEXÃO, E PESSO Q VERIFIQUEM O LINK TAMBÉM.
AGRADEÇO DESDE JÁ PELA ATENÇÃO.

Administrador disse...

epelo visto a liberdade de expressão incomodou.. o vídeo esta fora do ar.

futebol disse...

Como vocêperdeu acesso no youtube, tente este endereço. esta completo

http://www.youtube.com/watch?v=Ybvdd3Ucy3k

futebol disse...

http://www.youtube.com/watch?v=Ybvdd3Ucy3k

link noyoutube

Leonardo Holanda disse...

Essencial.

Sonia Soares disse...

Nestes dois links podem-se encontrar mais documentários de Adam Curtis na versão original. http://thoughtmaybe.com/browse/video/adam-curtis
http://adamcurtisfilms.blogspot.com/

Sociedade AnÔnima disse...

Não consegui ver o documentario em nenhum lugar da net, por favor se alguem puder me enviar. meu msn lukas.1990sl@hotmail.com

futebol disse...

Tentem no meu canal no youtube


http://www.youtube.com/watch?v=VSJY0qEMjNQ&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=s1smTtNalCA&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=Ybvdd3Ucy3k

Matheus W ! § K ¥ Z ! '][' ® disse...

LEGENDAS RE-CORRIGIDAS
dos 4 filmes, bons estudos :)

http://www.opensubtitles.org/pt/subtitles/4203419/the-century-of-the-self-pb

Anônimo disse...

Um dos melhores documentários !!! fundamental para entender o controle social dos governos e corporações e assim manter o status quo.

Anônimo disse...

PESSOAL, levem essas verdades para alem da net, em breve toda a internet será controlada e perderemos em definitivo a possibilidade que ainda temos nesta decada de divulgar o que os governos "centrais" estão fazendo. Acreditem na teoria da conspiração, acreditem no escurecimento global, acreditem no HAARP americano. O PODER quer controle sobre o planeta.

marcos disse...

O doc está fora do ar no youtube, mas nesse link funciona e com legendas...esse é mto bom e vale a pena mesmo.

https://archive.org/details/TheCenturyOfTheSelf_legendado