terça-feira, 12 de agosto de 2014

Lágrimas de Gaza / Tears Of Gaza (2010) - Legendado PT-Brasileiro




Tears of Gaza 2010 from Arthur Billy on Vimeo.
(Noruega, 2010, 81 min. - Direção: Vibeke Løkkeberg)

Comovente! Chocante!

As perspectivas de vida e sonhos das crianças palestinas nesse tocante e áspero documentário, premiado em vários festivais.

Os depoimentos mostram a vida dos palestinos logo após a ofensiva israelense de 2008, onde podemos ver de perto parte detalhe do cotidiano, seja pelo bloqueio imposto por Israel e condenado pela ONU, obrigando que todos os seus produtos do dia a dia sejam transportados por túneis, aumentando ainda mais o custo deles, seja pelas queimaduras provocadas nas crianças por fósforo branco (armamento proibido pela ONU e pela Convenção de Genebra), seja pela barbárie de um dos exércitos mais poderosos do mundo a uma população civil indefesa.

O filme chega ao chão dos cenários, mostrando claramente que os alvos de Israel são descaradamente a população civil, atingindo uma vasta maioria de crianças e mulheres, alguns com tiros a curta distância, indicando execução deliberada.  No meio disso os testemunhos de um povo que se mostra muito mais delicado e sensível do que é retratado pela mídia ocidental. (docverdade)



Atenção! Cenas Fortes!

Assista também ao documentário Crianças de Gaza (2010)

Agradecimentos a Aline Sininho.

Nenhum comentário: