sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Série de Documentários Aclamados Sobre a Venezuela

Diferentemente dos mitos criados pela imprensa tradicional, Hugo Chávez tem o apoio da maioria de sua população, vencendo paulatinamente as eleições e pleitos democráticos, sob a mais rigorosa vigilância dos organismos internacionais.
As raízes do ódio das oligarquias latino americanas em relação ao presidente podem estar nas mudanças que Chávez fez no país: a socialização dos  recursos do petróleo, democratização dos meios de comunicação e na profunda mudança social, transformando a atrasada e miserável Venezuela dos anos 90, no país menos desigual da América Latina e Caribe, segundo a ONU.
Mas claro, isso afetou os privilégios da oligarquia venezuelana e dos interesses norteamericanos, sem contar no modelo que se tornou para a América Latina e para o mundo... daí o constante ataque midiático que ele tem sofrido.

Por isso, aproveitando o resultado das eleições na Venezuela, oferecemos aos nossos internautas o documentário "Puente Llaguno - Las Claves de Una Masacre" e postamos novamente os aclamados documentários escondidos da velha mídia.(docverdade)

  “A Venezuela é exemplo de democracia para a Europa em crise que está sendo penalizada pelo fracasso do neoliberalismo”. (Ignácio Ramonet, do Le Monde Diplomatique).


A REVOLUÇÃO NÃO SERÁ TELEVISIONADA (2002)

 

A Revolução não será televisionada from Juan Hernandes on Vimeo.
(Irlanda, 2002, 74min – Direção: Kim Bartley e Donacha O'Briain)
Imperdível!
Hugo Chavez é mesmo um louco, um vilão, um ditador, um anti-cristo? Que interesses tem a mídia de que ele seja considerado assim?

Imperdível, o documentário mostra como foi a tentativa de golpe na Venezuela em 2002, através da mídia televisiva e de segmentos conservadores.

Durante as filmagens do 11 de abril, data importante na Venezuela, 2 jornalistas da RTE (televisão estatal irlandesa) se deparam com o que seria o primeiro golpe de estado do século XXI. Então o foco das filmagens muda completamente, e eles passam a mostrar os eventos de uma tentativa de derrubada de um governo, democraticamente eleito, por contrariar interesses da elite dominante, dos EUA e das corporações do petróleo. Mostra também a reação da população frente a esse golpe que, inconformada, luta para ter seu presidente de volta.

É uma perspectiva que a mídia brasileira insiste em esconder.
(Sinopse original do docverdade)






GUERRA CONTRA A DEMOCRACIA (2008)



(Reino Unido, 2008, 94min. - Direção: John Pilger)

Imperdível!!!
"The War on Democracy" é um filme sensível, humano, inteligente e essencial. O premiado jornalista John Pilger mostra a cruel realidade planejada pelos EUA para quase todos os países latino-americanos. Golpes, assassinatos, grupos de extermínio, torturas, genocídios - financiados e treinados pela CIA, acompanhados por uma cobertura quase sempre desonesta da mídia local - transformaram esses países no que eles são hoje: Desigualdade, miséria, desinformação e fornecedor de produtos primários.
Certos documentos apresentados pelo filme revelam a realidade que a mídia esconde até os dias de hoje.
Mas o documentário não é só amargura e mostra numa mensagem de otimismo de que o povo pode sair às ruas e conseguir o que lhe é de direito. Isso é bem ilustrado em dois ótimos exemplos na América do Sul: Venezuela e Bolívia, que – ao contrário do que diz quase todos os nossos meios televisivos e impressos - se transformaram em símbolos da luta popular pela democracia.
Esse documentário é essencial para quem quer saber da recente história latino-americana e para se situar no tempo atual.
Liberte-se!
(Sinopse original do docverdade)

Youtube pt-br - Youtube spa




AO SUL DA FRONTEIRA (2009)


(EUA, 2009, 77min. - Direção: Oliver Stone)

Imperdível!

Finalmente um dos documentários mais esperados do ano! Do aclamado diretor Oliver Stone, "South of the Border" é certamente um filme que irá fazer despertar muita gente!

A imprensa latino americana é por tradição alinhada com a norte americana. Se pensarmos que esses grupos na verdade fazem parte de um mesmo grupo internacional (mídia, petroleiras, farmacêuticas, bancos, etc.), que detém cerca de 80% de todos os canais de TV, das rádios, jornais e revistas do mundo ocidental, fica fácil saber o porquê desse alinhamento.

E não é difícil notar que esse grupo constantemente cria no imaginário coletivo, através de notícias, a ideia de que sempre estamos sendo ameaçados por alguma terrível nação ou ditador, que merecem, por isso, ser alvos de golpes de Estado e Guerras.

Mas, nos últimos anos, a América do Sul mudou radicalmente a forma de ver seus governantes. Apesar de 95% da mídia tradicional massacrar diariamente os presidentes "desobedientes" em relação às políticas dos EUA, todos contam com enorme apoio popular.

Provavelmente o mais desobediente de todos seja Hugo Chávez, e que por isso seja tão demonizado por quase toda a mídia internacional. Essa demonização veio arquitetada justamente por uma das personalidades mais odiadas do mundo: George W. Bush e toda sua equipe de Governo, ligados às corporações.

O documentário visa justamente quebrar alguns dos mitos criados pela mídia oligárquica, e de desmascarar as mentiras noticiadas frequentemente e trazer uma mensagem de esperança rumo a um caminho que deixaria todos os países latinos muito melhores: A Integração.
(Comentários: Docverdade)





PONTE LLAGUNO - AS CHAVES DE UM MASSACRE (2004)



 (Venezuela, 2004, 103 min - Direção Ángel Palacios)

Este documentário do jovem cineasta Ángel Palacios é uma obra prima de reportagem investigativa que desmonta contundentemente a intensa e inescrupulosa manipulação e tergiversação da realidade praticada de modo coordenadado pelos meios de comunicação privados da Venezuela em abril de 2002. 
Este trabalho serve como um poderoso alerta a todas as pessoas de bem, para que elas possam detectar próximas manobras de igual teor em qualquer outro país ou na própria Venezuela e, assim, contribuir para que os preceitos da democracia e do respeito aos direitos humanos não voltem a ser impunemente violados por grupos quase (ou totalmente) mafiosos que, sob o pretexto de agir em defesa da liberdade de expressão, se esmeram por passar por cima da vontade popular com o objetivo de fazer valer os interesses econômicos e políticos das oligarquias locais e das grandes corporações capitalistas multinacionais. (Jair de Souza)
 Legendas em português

DECLARAÇÃO DE SEAN PEAN À MÍDIA TRADICIONAL (VÍDEO) Um vídeo onde o ator e ativista Sean Pean consegue falar sobre Chávez na grande mídia.

Nenhum comentário: