sexta-feira, 9 de abril de 2010

Honduras: Semente de Liberdade - Honduras: Semilla de Libertad (2009)




(Honduras/Venezuela, 2009, 60 min - Direção: Claudia Jardim)
É com muita honra que o Docverdade junta-se aos inúmeros movimentos de direitos humanos mundiais para que se restabeleça o Governo Democrático em Honduras. Esse documentário recém-terminado, mostra com todos os detalhes, o Golpe que assolou o país. Mostra também a resistência popular em Honduras contra os golpistas, que segue atualmente a todo vapor.

Em 28 de junho 2009, o Governo de Zelaya abria uma consulta para decidir sobre uma Assembléia Constituinte com participação popular. O presidente já havia tomado medidas que descontentaram a oligarquia, como a estipulação de um salário mínimo nacional, terras improdutivas serem objeto de reforma agrária, e a proposta de nacionalização dos recursos que hoje estão nas mãos das corporações, etc.. A votação do Plebiscito foi interrompida pelo exército, acontecia o Golpe de Estado.

E daí, a fórmula para o Golpe é quase sempre a mesma: os interesses das grandes corporações internacionais apoiada por uma oligarquia intolerante e mídia conservadora que vive sob a sombra delas, usam-se das forças militares para derrubar qualquer chefe de estado que tente propostas ou projetos sociais que diminuam a diferença entre as classes. Foi assim na Argentina, no Chile, no Brasil, na Nicarágua, no Uruguai e em vários outros países nos anos 60, 70 e 80 e, claro, agora em Honduras.

Apesar de toda a violência do Governo Golpista de Micheletti, o documentário não deixa de ser inspirador, pela fibra, pela determinação e pelo espírito rebelde e alegre do povo hondurenho.

Não perca a oportunidade de conhecer os fatos que a imprensa corporativista (incluindo a brasileira) esconde sobre do golpe latino-americano em pleno século XXI. Veja também a brava declaração de Lula sobre o asilo dado a Mel Zelaya na embaixada brasileira.


Visite o site da TV Alba