sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Nós Agora! - Us Now! (2009)


Escolha as legendas no rodapé do vídeo




(Grã Bretanha, 2009, 60min, 484Mb - Direção: Ivo Gormley - Produção: Banyak Films)

Moderno! Inspirador!
Existem cada vez mais comunidades na Internet:  mães que querem saber como cuidar de seus bebês, mochileiros buscando um sofá para dormir em outro continente. Não importa o tema, aqui as pessoas tem a possibilidade de se ajudar, mesmo que nunca tenham se visto pessoalmente. A troca de informação é algo tão gigantesco hoje em dia, que quase qualquer questão terá uma resposta.
Os benefícios para o indivíduo, em relação a tudo o que ele pode desfrutar  num sistema colaborativo, são muito maiores do que o prejuízo em se perder um pouco de tempo ajudando a muitos ao mesmo tempo.

O Filme mostra pessoas emprestando dinheiro sem intermédio de bancos; produzindo álbuns musicais sem intermédio de gravadoras; dirigindo um pequeno mas bem sucedido time de futebol através de seus 30 mil donos on-line, que decidem tudo sobre o time. Sonho de muitos torcedores pelo mundo.
Se podemos melhor decidir o destino de um time, o que não dizer sobre o destino de um país.
O documentário propõe ou vislumbra o que serão os governos do futuro. Com essa tecnologia que atualmente temos nas mãos, podemos mudar radicalmente nossas formas de governo para algo muito mais democrático e dinâmico. 
(Comentários: Docverdade)

"O que aconteceu no século XX foi na verdade a anomalia.
Nós estamos vendo uma reversão disso para um padrão humano muito comum e profundo de se fazer o bem, porque nós gostamos uns dos outros. Fazer coisas porque nos importamos uns com os outros"

"Hierarquias são muito ineficientes. Elas se movem muito lentamente, elas concentram poder e informação no topo e frequentemente negam às pessoas oportunidades de se tomar iniciativas, de dividir idéias e de buscarem soluções por si próprias."

Assista agora (Vimeo)