quinta-feira, 26 de março de 2009

Good Copy Bad Copy (2007)







(Dinamarca, 2007, 59min. – Direção: Andreas Johnsen, Ralf Christensen, Henrik Moltke)

O atual sistema de compartilhamento de arquivos entre usuários da Internet, como torrent, por exemplo, está sendo uma grande revolução cultural, só comparada à criação das bibliotecas públicas, há 150 anos atrás. “Pode-se ter toda a sabedoria do mundo na ponta dos dedos.”

A Constituição norte-americana defendeu a propriedade privada, há mais de 200 anos atrás, sob o argumento de que se um trabalho criativo é copiado sem pagar os devidos direitos ao autor, inibiria as pessoas de criarem e, portanto, não haveria progresso para o país.
Mas o que vemos hoje é justamente o contrário, os direito autorais impedem a criação de muitas das coisas que, apesar de derivadas, estão em contextos diferentes. Na visão de muitos o “copyright” visa basicamente o lucro. “Hoje o maior competidor das grandes indústrias é a sociedade”.

Diante disso, alguns criadores utilizam-se dos conceitos como “Creative Commons” , que dão liberdade para o cidadão comum utilizar a obra sem pagar por ela.
Saiba da experiência do “Tecno brega" em Belém do Pará, que serve como modelo para o mundo. Conheça os suecos criadores do Pirate bay, sobre o partido local a favor da pirataria, e todo o movimento no mundo, que não para de crescer, contra o “copyright”.
(Sinopse original do docverdade)