sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Série de Documetários do MST

Apesar do MST ter sido inúneras vezes premiado pelo mundo afora pela sua importância humanitária, principalmente na Europa, aqui no Brasil quase nunca falamos bem dele.
A principal razão talvez seja que, quase sempre, a mídia tradicional faz dele um grupo de "terroristas" ou "baderneiros". E o brasileiro comum não tem acesso a nenhuma outra informação a não ser dessa mídia corporativista, a mesma mídia que quase sempre defendeu a ditadura, os golpes de estado, as guerras e ocupações militares brutais, e claro e latifúndio...
Podemos confiar nessa imprensa tradicional?
Perceba quem são os Sem-Terra.
(comentários: Docverdade)

"É o maior e mais importante movimento social do mundo e uma das principais razões pela qual o Fórum Social Mundial ser realizado no Brasil, e não nos EUA ou na Europa” - Noam Chomsky*

(*) Catedrático do MIT, considerado por muitos como o maior pensador vivo do mundo.

A seguir os documentários com os comentários do MST:

SEM TERRINHA EM MOVIMENTO

Documentário produzido pela Brigada de Audiovisual do MST apresenta de forma lúdica através de depoimentos e dos desenhos dos sem terrinhas a discussão da luta pela terra e os direitos das crianças e a participação delas no movimento. 16'58".
Assista Agora

Veja também uma matéria que passou na TV Xuxa Falando dos sem-terrinha e que a globo se arrependeu e tirou do seu site.


Do nosso colaborador Roberto Jardim:
"Não é montagem, pois o vídeo estava na Globo.com e foi retirado, por motivos óbvios.
Restou só o vídeo do youtube."

LUTAR SEMPRE: 5º CONGRESSO NACIONAL DO MST
O documentário "Lutar Sempre! 5º Congresso Nacional do MST" pretende ir além do registro daquele que foi considerado o maior congresso de camponeses da história na América Latina , reunindo mais de 17.500 trabalhadores e trabalhadoras rurais sem terra de todo o Brasil e convidados. Tem como objetivo ser um material formativo que discuta a situação atual das lutas sociais e a construção de um projeto popular. Realização: Brigada de Audiovisual da Via Campesina - Brasil Setembro de 2007. 30':05"
Assista Agora

NEM UM MINUTO DE SILÊNCIO
O documentário analisa os acontecimentos que levaram ao assassinato do camponês Valmir Mota Keno, em outubro de 2007 no interior do Paraná, por uma milícia armada contratada pela transnacional Syngenta Seeds. Keno e mais 20 agricultores foram assassinados no Paraná nos últimos dez anos lutando pela terra e por uma vida digna para os camponeses.(Brasil, 2008, 23 min.)
Assista Agora

Pedro Stédile na TV Brasil no youtube em 6 partes, falando do MST.