segunda-feira, 27 de abril de 2009

Terráqueos - Earthlings (2005)





(EUA, 2005, 95min. Direção: Shaun Monson)

Vale a pena postar um documentário que exija dos humanos, o respeito pelos outros animais, quando nem mesmo respeitamos a própria humanidade?
Mas assim como esperamos a evolução na mentalidade humana no respeito aos seus semelhantes, esperamos que ela atinja um grau tal de evolução, que passe a respeitar também todas as espécies dotadas de sentidos desse planeta.
“Se todos os criadouros do mundo fossem de paredes de vidro, seríamos todos vegetarianos.”
Earthlings mostra a realidade cruel a que são submetidos os animais que nos alimentam, nos vestem e nos divertem. E compara nosso descaso com os animais com o nazismo, o sexismo e o racismo... "especismo" é o termo utilizado para isso.
Quando compramos carne, estamos pactuando com esse sistema perverso.
Não espere um documentário singelo, como “A carne é fraca”.
(Sinopse original do docverdade)

Site oficial



Hércules 56 (2006)

(Brasil, 2006, 93min. - Direção Silvio Da-Rin)

Comentários de Luciane Rodrigues:
Fala sobre o sequestro do embaixador Elbrick na época da ditadura. Mescla imagens de arquivos com falas das pessoas que foram trocadas pelo embaixador que ainda estão vivas. Ele também reuniu algumas pessoas que participaram do sequestro num bate-papo muito interessante, pois mostra as opiniões divergentes e como os grupos estavam divididos, explicando um pouco como foi uma luta de Davi contra Golias. Foi equivocada a luta? Acho que sim, mas muito sincera e corajosa...


domingo, 26 de abril de 2009

A hora dos fornos - La hora de los hornos (1968)




(Argentina, 1968, 264min - Direção: Pino Solanas)

Atual e Profético, as preocupações e alertas de Pino Solanas nesta trilogia em 1968 não foram ouvidas e se transformaram nas calamidades que conhecemos durante as décadas seguintes.
Este conjunto de documentários mostra a História Moderna da América Latina. Um dos melhores documentários sobre esse tema.
(Sinopse original do docverdade)

Agradecimentos a Vander Colombo, pela sugestão.


O Material completo divide-se em:
Neocolonialismo e Violência

Ato para liberação

Violência e Liberação



quarta-feira, 22 de abril de 2009

Cidadão Boilesen (2009)



(Brasil, 2009, 92min - Direção: Chaim Litewski)

Finalmente na Web!
Estivemos presentes no festival "É Tudo Verdade", no CCBB em Brasília, e vimos o ganhador do prêmio de melhor documentário nacional - "Cidadão Boilesen", que conta o envolvimento da classe empresarial brasileira com o pior dos anos de chumbo da ditadura Brasileira.
Henning Boilesen, figura representativa na alta roda paulistana, carismático, presidente do grupo Ultra (Ultragás) participou ativamente (inclusive presencialmente) na OBAN (Operação Bandeirante) que visava aniquiliar qualquer forma de pensamento que discordasse da ditadura.
O filme mostra que ele, assim como empresários da Camargo Correa, Folha de São Paulo, entre muitos outros, financiaram a repressão, que torturou e assassinou estudantes, professores e militantes de esquerda no Brasil.
Boilesen, diferentemente de quase todos, foi punido, sendo assassinado pelos militantes do MRT e ALN.

Um documentário excepcional e imperdível.
(Sinopse original do docverdade)


sexta-feira, 17 de abril de 2009

The Shock Doctrine (2009) - A Doutrina do Choque


A Doutrina do Choque from Muito Aterrorizado on Vimeo.

(Canadá, 2009, 7min. - Direção: Alfonso Cuarón e Naomi Klein)

Da mesma diretora do excelente documentário "The Take", faz parte também da roda do pessoal que fez "The Corporation". O microdocumentário Shock Doctrine, resumo do livro como a mesmo nome, mostra as conexões entre os experiências desenvolvidas por cientistas no campo da psiquiatria nos anos 40 e as ações da CIA pelo mundo afora nos anos seguintes.
Assim como o eletrochoque ou a tortura são ferramentas para fazer que o paciente ou torturado seja obediente, O CHOQUE aplicado a países é a maneira para que práticas neoliberais e ditaduras sejam implantadas. Milton Friedman, o maior economista dos EUA de todos os tempos, foi o idealizador dessa doutrina.
(Sinopse original do docverdade)

Youtube pt-br -
Youtube - espanhol (spa)



domingo, 12 de abril de 2009

O Pesadelo de Darwin - Le Cauchemar de Darwin - Darwin's Nightmare (2004)

(França/Austria/Bélgica - 2004 - 107 min. - Direção: Hubert Sauper)

O premiadíssimo "O Pesadelo de Darwin" pode ser considerado "O Sonho das Corporações", ou seja, lucros extremos e silêncio do povo.

Este é sem dúvida o extremo oposto da história contada pela "Revolução dos Cocos".

Tanzânia e seu Lago do Nilo, berço da humanidade, exporta uma espécie introduzida no local: a tilápia, que está acabando com as espécies nativas e servindo de lucro para grandes empresas exportadoras que levam filés do peixe para Europa e traficam armas para as guerras africanas.

Enquanto 500 mil kilos de peixe são levados diariamente para Europa por gigantescos aviões, o povo da Tanzânia morre de fome, vivendo na extrema miséria diante da vontade das grandes corporações.

O conformismo e a desesperança da população, transformou o país num verdadeiro inferno. Prostituição, abandono infantil, crise de fome, violência cotidiana. As cenas são dramáticas e dantescas.

O terceiro mundo, para certos setores sociais, é apenas um lugar para ser explorado... de todas as formas.
(Sinopse original do docverdade)

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Revolução dos Cocos - Coconut Revolution - Bougainville Our Island Our Fight (1999)






(Reino Unido, 1999, 50min. - Direção: Dom Rotheroe)

Imperdível !!! A história contada por esse documentário é tão incrível, que poderia ser uma fábula.

Imagine a população de uma ilha - desapropriada por uma concessão de extração de cobre – cansada de ver suas matas serem destruídas, sabotam as instalações da maior mineradora do mundo.
Depois disso, enfrentam com flechas, as metralhadoras do país que domina a ilha, depois enfrentam o militares da Austrália, depois os mercenários e um embargo de 7 anos.
Como conseguir armas, alimentos, combustíveis, energia elétrica e medicamentos com o embargo?
Criatividade, otimismo e força de vontade transformaram esse povo da ilha de Bougainville num dos melhores exemplos de sustentabilidade e resistência do mundo.
Talvez, juntamente com "The Take" o mais belo documentário aqui postado.
(Sinopse original do docverdade)

Agradeço o comentário que postaram indicando esse documentário.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Revolution OS (2001)

(EUA, 2001, 85min. - Direção:J. T. S. Moore)
Não recomendo esse documentário para quem não se liga na parte técnica da informática. Mas para os que se interessam, é uma grande oportunidade para quebrar os conceitos e preconceitos sobre o software livre.
A liberdade do software livre não está apenas em poder usá-lo, mas sim de poder mudá-lo de acordo com as necessidades e distribuí-lo para que outras pessoas se beneficiem dessas mudanças.
A beleza do Linux está nisso, nessa comunidade que está em constante desenvolvimento, produzindo programas que podem ser derivados de uns e que geram outros derivados deles. Foram os criadores do software livre que criaram o “copyleft” para fazer oposição ao “copyright”. Isso faz dele, um Sistema Operacional extremamente descentralizado e dessa forma, seus lançamentos são mais frequentes e modernos. “liberdade para cooperar com outras pessoas (…) é importante para nossa qualidade de vida”.
(Sinopse original do docverdade)


terça-feira, 7 de abril de 2009

Roube este filme II - Steal this film II (2008)












(Suécia, 2007, 44min. - direção: J.J. King)

“Se a batalha contra o compartilhamento já está perdida - e mídia não é mais um bem - Como a sociedade mudará?”
Segundo filme do pessoal da Pirate Bay, trata sobre o copyright, mas de uma forma bastante filosófica.
A existência humana está ligada ao ato de copiar. Todas as técnicas que juntamos nos milhares e milhares de anos, ou mesmo a linguagem, a fala, são adventos resultantes da cópia. Sem a cópia não poderíamos ser o que somos hoje.
Um bebê aprende tudo através da cópia...
Mas o documentário vai além: hoje cada vez mais se produz e distribui sem “copyright”... e essas produções tendem a ser cada vez mais a regra, ameaçando o monopólio “cultural” das fonográficas e cinematográficas. O consumidor passando a ser produtor, isso é o que realmente apavora as grandes companhias.
(Sinopse original do docverdade)