Páginas

sábado, 29 de agosto de 2009

Zapatista (1999)

(EUA, 1999, 55min - Produção: Big Noise)

Os Zapatistas são uma grande lição de vida para todos os povos do mundo, que cada vez estão mais a mercê dos interesses das grandes corporações. Eles representam o inconformismo de uma população decorrente do Acordo de Livre Comércio, a Nafta, e a consequente ameaça de destruição de seus recursos naturais, sua cultura local, seus meios de sobrevivência. Além disso, eles lutam não apenas por um país mais justo, mas sim por um mundo mais justo. Como disse Manu Chao, a Europa só despertou para as reais implicações da Globalização para a população mundial quando ouviu os indígenas da Selva dos Chiapas. Suas mensagens são de justiça, amor e fraternidade global.

Por isso foi tão combatido pelo governo autoritário do México com o apoio financeiro e logístico dos EUA com uma gigantesca força militar e policial para acabar com o movimento, que por sua vez não disparou sequer um tiro.

Hoje o México é o segundo país latino-americano em violação dos direitos humanos ficando apenas atrás da Colômbia. Prisões ilegais, torturas, assassinatos, contratação de paramilitares, incêndio nas propriedades locais, estupros, propaganda midiática, etc. são algumas das ações praticadas pelo Governo contra os indígenas em nome dos interesses das corporações.

“O Zapatismo não é uma doutrina, é uma intuição”
Opção de Download: